ENEM 2024: reaplicação de provas já pode ser solicitada!
A realização regular do Exame Nacional do Ensino Médio aconteceu nos dias 3 e 10 de novembro. No total, foram 180 questão e uma redação
Os estudantes que perderam um dos dias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já podem solicitar a reaplicação do exame até às 23h59 do dia 15 de novembro.
Para isso, os candidatos devem realizar a solicitação na Página do Participante. Caso o pedido seja aceito, a reaplicação ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro.
De acordo com o edital do Enem 2024, o benefício é destinado aos estudantes que enfrentaram problemas logísticos ou que contraíram alguma doença infectocontagiosa, como tuberculose, influenza A e B e covid-19, durante a aplicação do exame.
Entre os problemas logísticos que justificam a solicitação de reaplicação estão:
- Desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local de aplicação do exame;
- Falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade da prova, por ausência de luz natural;
- Erro na execução de procedimentos durante a aplicação que tenha causado prejuízo comprovado ao participante.
Passo a passo para solicitar a reaplicação
- O participante deve enviar um documento legível, em português, explicando a razão pela qual não pôde comparecer ao exame.
- No caso de problemas de saúde, é necessário apresentar um atestado médico, com a assinatura e identificação do profissional de saúde, incluindo a Classificação Internacional de Doenças (CID-10).
- Se o participante estiver internado em hospital, deverá anexar a declaração da unidade de saúde onde está sendo atendido, incluindo seu nome completo e CPF, e indicar se há condições adequadas para a aplicação do Enem no local.
Após o envio da documentação, o Inep analisará a solicitação.
Provas da reaplicação
As provas da reaplicação do Enem 2024 também contarão com 180 questões objetivas, distribuídas entre as áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.
No entanto, tanto as questões quanto o tema da redação serão diferentes dos aplicados no exame regular, para garantir a equidade entre os candidatos.