Fim da escala 6x1: Quantas assinaturas são necessárias para o avanço da PEC no congresso

A PEC da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP) propõe o fim da jornada 6x1, com seis dias de trabalho seguidos por um dia de descanso

Publicado em 13/11/2024 às 9:06

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala 6x1 ganhou destaque nas redes sociais e, como resultado, vem ganhando crescente apoio dentro do Congresso Nacional.

Até o momento, a PEC já conta com 134 assinaturas de deputados. No entanto, para que a proposta avance, é necessário o apoio de pelo menos 171 parlamentares.

A proposta recebeu grande visibilidade após o vereador paulistano Rick Azevedo (PSOL), líder do Movimento Vida Além do Trabalho, se engajar publicamente na causa.

A medida, que busca uma jornada de trabalho mais equilibrada, tem como objetivo melhorar a saúde mental dos trabalhadores, que, segundo a deputada Érika Hilton, têm sofrido com os impactos da exaustiva escala 6x1.

A maior parte das assinaturas vem de deputados do PT (67 assinaturas), seguido pelo PSOL (13) e União Brasil (8). Por outro lado, a resistência à proposta é mais evidente entre os parlamentares de orientação conservadora.

Tags

Autor