PIS: 3 coisas para fazer e garantir o dinheiro de 2025
Este abono é destinado aos trabalhadores do setor privado; para ter direito ao benefício, o trabalhador deve cumprir uma série de requisitos
O abono salarial do PIS é um benefício destinado a uma parcela de trabalhadores no Brasil. Em 2024, mais de 24 milhões de profissionais receberam o PIS/PASEP.
Os programas funcionam como um pagamento extra, similar a um 13º salário. Esse benefício é pago com base no tempo de serviço e na renda recebida no ano-base em questão.
Para 2025, o benefício será depositado a quem trabalhou em 2023, seguindo os critérios do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Quem recebe PIS?
O pagamento do abono salarial do PIS é realizado uma vez por ano, e o valor é calculado a partir do tempo que o trabalhador atuou no ano-base.
A parcela pode variar entre 1/12 do salário mínimo e o valor cheio. Para 2025, há expectativas de um novo salário, de R$ 1.509.
Regras para receber
- O cadastro no PIS precisa somar 5 anos ou mais no ano de pagamento - ou seja, o registro deve ter sido em 2020 ou em algum ano anterior para receber em 2025;
- O profissional deverá ter trabalhado por 30 dias ou mais com carteira assinada por Pessoa Jurídica, recebendo até 2 salários mínimos por mês;
- Os dados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) precisam estar atualizados.
Como saber se tem direito?
Os trabalhadores podem verificar se têm direito ao benefício de várias formas:
- Pelo aplicativo CAIXA Trabalhador, disponível para celular;
- Pelo telefone 0800-726-0207 da CAIXA;
- Em terminais de autoatendimento da CAIXA ou nas casas lotéricas.
O calendário de pagamento deverá ser organizado conforme o mês de nascimento do trabalhador e está previsto para ser divulgado em dezembro de 2024.