CNU pode ser cancelado após adiamento dos resultados? entenda

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que um novo cronograma deve ser publicado ainda nesta quinta (21)

Publicado em 21/11/2024 às 9:31
Google News

Embora a divulgação dos resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", tenha sido adiada, o cancelamento certame é improvável.

A relação dos selecionados, prevista para ser divulgada nesta quinta-feira (21), ainda não tem uma nova data de divulgação.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que um novo cronograma com as novas datas deve ser publicado ainda nesta quinta-feira (21).

O governo não revelou oficialmente a razão do adiamento, porém, informações da Metrópoles afirmam que está ligado a uma decisão da 2ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Tocantins, que determinou a eliminação de candidatos que não preencheram completamente o campo de identificação no cartão de respostas da prova, conhecido como "bolinha".

No começo de novembro, a Justiça Federal do Tocantins ordenou que o governo federal anulasse as desclassificações dos candidatos que não preencheram corretamente as informações.

Em outras palavras, os candidatos que foram eliminados deveriam ser reintegrados, em uma decisão válida para todo o território nacional.

O Exame Unificado utilizou diversos cadernos de prova, em diferentes sequências, para prevenir a prática de cola entre os estudantes. Então, o candidato precisava assinalar seu caderno, desenhando uma bolinha com o número do gabarito e escrevendo uma frase que se encontrava na capa.

Vários candidatos não preencheram corretamente a bolinha e foram descartados. Contudo, afirmam que os responsáveis pela aplicação das provas indicaram que bastava redigir a frase para determinar o gabarito.

Espera-se que o Ministério da Gestão forneça novas explicações nesta quinta-feira (21).

 

 

Tags

Autor