MEC divulga locais de prova da reaplicação do Enem 2024

O Cartão de Confirmação de Inscrição para a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já está disponível

Publicado em 05/12/2024 às 9:55
Google News

Nesta quarta-feira (04), o Ministério da Educação divulgou o local de prova da reaplicação do Enem 2024.

O Cartão de Confirmação de Inscrição para a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já está disponível na Página do Participante.

Para acessar e imprimir o cartão, é necessário entrar no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, utilizando o CPF e a senha cadastrados.

O cartão contém informações essenciais, como a data, o horário e o local de aplicação da prova.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará a reaplicação das provas do Enem 2024 nos dias 10 (terça-feira) e 11 (quarta-feira) de dezembro.

Quem pode participar da reaplicação do Enem 2024 

Somente os candidatos ausentes nas datas originais de aplicação e que tiverem seus pedidos de reaplicação aprovados pelo Inep poderão participar. A reaplicação é destinada exclusivamente a quem foi prejudicado por problemas logísticos ou foi acometido por doenças contagiosas.

Candidatos que faltaram nos dias previstos para aplicação do exame, mas por motivos que não se enquadram no edital, não terão direito à reaplicação e serão considerados ausentes. Nesse caso, se houver provas realizadas, as notas obtidas servirão apenas para autoavaliação.

Reaplicação da prova

As provas da reaplicação do Enem 2024 manterão o formato das provas regulares, com 180 questões objetivas distribuídas por quatro áreas do conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

A diferença é que, ao contrário da aplicação regular, a reaplicação ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro (terça e quarta-feira), e não em dois finais de semana consecutivos.

Apesar de manter o mesmo formato, as questões e o tema da redação serão diferentes das aplicadas no período regular, a fim de garantir a equidade na competição entre os candidatos.

No dia 10 de dezembro, serão aplicados a prova de redação e as questões de Linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).

Já no dia 11 de dezembro, as provas de Ciências da Natureza (química, física e biologia) e Matemática serão aplicadas.

Os recursos de acessibilidade, como videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e leitor de tela para deficientes visuais, não estarão disponíveis na reaplicação, mesmo que tenham sido solicitados durante a inscrição. No entanto, o Inep disponibilizará tradutores-intérpretes de Libras e apoio para leitura aos participantes.

Enem PPL

Nos dias 10 e 11 de dezembro, o Inep também aplicará o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2024. As provas terão o mesmo nível de dificuldade do exame regular e serão realizadas nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas autoridades estaduais.

Divulgação das Notas

As notas finais do Enem 2024, incluindo a reaplicação e o Enem PPL, serão divulgadas em 13 de janeiro de 2025.

Tags

Autor