INSS revisa mais de 800 mil aposentadorias por invalidez

O "pente-fino" será feito nos beneficiários que não passarem por perícia médica há mais de 24 meses, ou seja, dois anos

Publicado em 07/01/2025 às 11:12
Google News

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizará a revisão de 802 mil benefícios por incapacidade permanente como parte das medidas do governo para economizar R$ 5,5 bilhões com a reavaliação de benefícios previdenciários.

O "pente-fino" será feito nos beneficiários que não passarem por perícia médica há mais de 24 meses, ou seja, dois anos. De acordo com o INSS, a revisão acontecerá ainda no primeiro semestre deste ano.

A convocação será feita por meio dos canais oficiais da Previdência Social, como o aplicativo e o site “Meu INSS e a central de atendimento 135.

A aposentadoria por incapacidade permanente é concedida quando o segurado está impossibilitado de exercer qualquer atividade laboral e não pode ser reabilitado em outra profissão. A avaliação da incapacidade é realizada pela perícia médica federal do INSS.

O benefício é suspenso quando o segurado recupera sua capacidade, retorna ao trabalho ou em caso de falecimento, conforme as normas do INSS.

Os beneficiários por incapacidade permanente devem ser reavaliados pela perícia médica do INSS a cada dois anos para confirmar que continuam incapacitados.

Estão isentos da revisão os beneficiários com 60 anos ou mais, aqueles com 55 anos ou mais e no mínimo 15 anos em benefício por incapacidade, e segurados com HIV/AIDS.

Tags

Autor