Uso da assinatura digital Gov.br cresce 130% em um ano
A assinatura digital é um serviço gratuito do portal Gov.br que permite assinar documentos eletronicamente, sem necessidade de papel e caneta
O uso da assinatura digital Gov.br aumentou 130% de 2023 para 2024, com mais de 120 milhões de utilizações no ano passado, em comparação com 51,7 milhões no período anterior.
A assinatura digital é um serviço gratuito que permite, por meio do portal Gov.br, assinar documentos eletronicamente, eliminando a necessidade de papel e caneta.
O Gov.br foi desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em colaboração com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Para acessar o serviço, é possível utilizar tanto o aplicativo quanto o próprio portal Gov.br. Wagner Lima, cearense morador de Brasília há 18 anos, é um dos usuários. Ele conheceu a ferramenta em 2022, quando a utilizou para resolver uma necessidade pessoal relacionada à compra de um imóvel em Fortaleza.
"A assinatura digital pelo Gov.br facilitou muito o processo. Toda a documentação, inclusive uma procuração, foi assinada remotamente e conseguimos finalizar o negócio", afirmou Lima.
Além de facilitar questões pessoais, a assinatura digital Gov.br também é amplamente utilizada em contratos administrativos e serviços públicos, devido ao seu alto nível de confiança e segurança, sendo associada de forma individual ao signatário.
A assinatura digital permite ainda identificar alterações posteriores à assinatura original, garantindo a mesma validade que um documento assinado fisicamente.
Lima destacou a economia de tempo e recursos ao evitar deslocamentos, assinando tudo pelo celular ou computador, o que lhe permitiu dedicar mais tempo a outras atividades. "Ganhei tempo para estudar, trabalhar e ficar com a família", comentou.
Outro usuário da assinatura digital Gov.br é o servidor público Eduardo Tosta, que utiliza a ferramenta há mais de três anos. Ele relatou que a assinatura digital simplificou a formalização de contratos, tanto pessoais quanto profissionais, eliminando a necessidade de ir a cartórios para reconhecer firma. "Tudo foi feito remotamente, economizando tempo e esforço", disse Tosta.
A secretária adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti, assegura que a assinatura digital Gov.br é segura, protegida por criptografia avançada e autenticada pela infraestrutura do Gov.br. Ela destacou ainda a inclusão proporcionada pela ferramenta, ao dispensar certificados complexos e facilitar a adesão de mais pessoas ao processo digital.
Como usar:
Para utilizar o serviço, o usuário deve ter uma conta de nível prata ou ouro no Gov.br. A conta prata pode ser obtida por reconhecimento facial ou validação de dados em um dos 14 bancos credenciados.
Já para a conta ouro, que oferece acesso a todos os serviços públicos digitais, é necessário realizar o reconhecimento facial com dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da carteira de identidade nacional, ou então por meio de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.
Atualmente, o Gov.br conta com mais de 163 milhões de usuários e oferece acesso a mais de 4.500 serviços digitais.