CNU: candidatos negros têm nova chance de fazer a heteroidentificação
Para saber o dia, horário e local, os candidatos devem acessar a seção "Área do Candidato" no site da Fundação Cesgranrio
Candidatos negros que foram eliminados do Concurso Nacional Unificado (CNU) por não comparecerem à etapa de heteroidentificação poderão participar novamente dessa fase no próximo sábado (11) e domingo (12).
Para saber o dia, horário e local, os candidatos devem acessar a seção "Área do Candidato" no site da Fundação Cesgranrio.
A heteroidentificação é um processo que verifica se os candidatos que se autodeclaram pretos ou pardos têm características físicas condizentes com pessoas negras.
Essa etapa é essencial para garantir que as vagas reservadas para a população negra sejam efetivamente ocupadas por pessoas que atendem aos critérios, evitando o uso indevido da política afirmativa.
A decisão de oferecer uma nova oportunidade foi tomada após recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e atendeu a 4.048 candidatos eliminados em novembro de 2024, por não comparecerem à etapa de heteroidentificação.
O MPF apontou que a falta de clareza nas instruções sobre a convocação e a confusão gerada pelo link utilizado para comunicação contribuiu para a ausência involuntária de diversos candidatos.
Em resposta, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Cesgranrio publicaram um edital específico e fizeram contato direto com os convocados, utilizando diferentes canais de comunicação, incluindo a área do candidato no site da Cesgranrio.
O CNU registrou 2.114.145 inscrições e oferece 6.640 vagas distribuídas em oito blocos temáticos. O resultado final está previsto para ser divulgado em 11 de fevereiro.