Nota do enem: veja que horas o resultado será liberado
O MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizaram as notas na Página do Participante
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado nos dias 3 e 10 de novembro, foram divulgados nesta segunda-feira (13).
Que horas sai o resultado do Enem?
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizaram as notas na Página do Participante, a partir das 10h (horário de Brasília).
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizaram as notas na Página do Participante.
O exame contou com 180 questões de múltipla escolha e uma redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Os estudantes podem consultar seus desempenhos nas áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.
Uso das notas do Enem
Com as notas em mãos, os estudantes têm diversas opções de acesso ao ensino superior em 2025:
Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
As inscrições para o Sisu ocorrem de 17 a 21 de janeiro e devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do programa. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso.
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro, com matrícula ou registro acadêmico entre os dias 27 e 31 de janeiro.
Fies e Prouni
O Enem também é critério para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o Programa Universidade para Todos (Prouni). O Fies oferecerá 112 mil vagas em 2025, sendo 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo.
Já o Prouni concede bolsas integrais ou parciais (50%) em instituições privadas. Para concorrer, é necessário alcançar, no mínimo, 450 pontos na média geral do Enem e não zerar a redação.
Cronograma do Sisu 2025
- Inscrições: 17 a 21 de janeiro
- Resultado da chamada regular: 26 de janeiro
- Matrícula ou registro acadêmico: 27 a 31 de janeiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro