Resultado do Enem: site do Inep apresenta instabilidade e dificulta o acesso as notas
Estudantes que tentaram acessar suas notas enfrentaram dificuldades, pois a plataforma não exibia a tela de login, impedindo o acesso aos perfis
O site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), apresentou instabilidade na manhã desta segunda-feira (13), durante a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024.
Estudantes que realizaram a prova e tentaram acessar suas notas enfrentaram dificuldades, já que a plataforma não exibia a tela de login, impedindo o acesso aos perfis dos candidatos.
A instabilidade foi ocasionada pelo alto volume de acessos simultâneos. Este ano, o exame teve 4,3 milhões de inscritos.
A prova, realizada em novembro de 2024, consistiu em 180 questões de múltipla escolha e uma redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Nas redes sociais, muitos vestibulandos manifestaram frustração com os problemas no site do Inep.
Com as notas em mãos, os participantes poderão utilizar os resultados para se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abrirá as inscrições de 17 a 21 de janeiro de 2025. As vagas são para instituições públicas de ensino superior, e o resultado da chamada regular será divulgado em 26 de janeiro.
Vale lembrar que os treineiros (alunos que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar seus conhecimentos) terão suas notas divulgadas em até 60 dias.
Além do Sisu, a nota do Enem também pode ser utilizada para concorrer ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em universidades privadas, e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece financiamento para cursos em instituições privadas.
Para o ProUni, é necessário atingir, no mínimo, 450 pontos na média das provas e não zerar a redação.
Estudantes que desejam estudar no exterior também podem utilizar a nota do Enem para ingressar em universidades em Portugal. O cronograma do Sisu inclui, além das inscrições de 17 a 21 de janeiro, a matrícula entre 27 e 31 de janeiro e a manifestação de interesse na lista de espera de 26 a 31 de janeiro.