Matrículas do Sisu 2025 devem ser realizadas até esta segunda-feira (3)

A maioria das instituições participantes do Sisu são federais, com destaque para universidades e institutos federais

Publicado em 03/02/2025 às 9:03
Google News

Os candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 têm até esta segunda-feira (3) para realizar a matrícula nas instituições públicas de ensino superior nas quais foram selecionados.

A maioria das instituições participantes do Sisu são federais, com destaque para universidades e institutos federais. Nesta edição, um total de 254.899 candidatos foram aprovados, sendo 128.691 na ampla concorrência, 111.655 através de cotas e 14.553 por meio de ações afirmativas próprias das instituições.

Os resultados do processo seletivo foram divulgados no último dia 27 de janeiro, com um pequeno atraso de um dia, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Após a divulgação, o Ministério da Educação (MEC) estendeu o prazo para matrícula, inicialmente previsto para terminar na sexta-feira (31), permitindo que os candidatos se inscrevessem até hoje.

O MEC orienta que os estudantes fiquem atentos às condições, procedimentos e documentos exigidos para a matrícula, conforme os editais das instituições. Além disso, os candidatos devem verificar os horários e locais de atendimento das universidades, que podem realizar as matrículas de forma remota ou presencial.

Após o período de matrícula, as instituições têm até 6 de fevereiro para atualizar as vagas ocupadas no sistema do Sisu.

Entre 12 de fevereiro e 30 de setembro de 2025, as universidades poderão divulgar a lista de espera do Sisu, com candidatos que não foram selecionados para nenhum dos cursos escolhidos, mas manifestaram interesse na lista de espera até a última sexta-feira (31).

O Sisu, programa que tem como objetivo democratizar o acesso ao ensino superior público no Brasil, seleciona os candidatos com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), respeitando os limites de vagas para cada curso e modalidade de concorrência.

Além disso, o MEC destaca a iniciativa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece um incentivo financeiro de R$ 1.050 para estudantes com desempenho superior a 650 pontos no Enem 2024, interessados em cursos presenciais de licenciatura. O programa visa aumentar a procura e a permanência nos cursos de formação de professores, estimando um crescimento de 23% na procura por essas áreas.

Tags

Autor