Cantora Riáh lança álbum visual nesta sexta (07) com exibição gratuita em Caruaru

Obra que celebra repertório do primeiro disco da artista e evoca sua ancestralidade indígena será exibida às 19h, em Caruaru, no Agreste

Publicado em 06/02/2025 às 11:30
Google News

Exaltando a ancestralidade indígena e músicas do seu primeiro disco, a cantora pernambucana Riáh lança seu primeiro álbum visual nesta sexta-feira (07/02), às 19h, com exibição gratuita da obra no restaurante Kimtal, em Caruaru, no Agreste. Às 20h20, o álbum visual faz estreia no canal da artista no YouTube, chegando ao público geral da Internet.

Gravado no Teatro Experimental de Arte - TEA, em Caruaru, o álbum visual - gênero audiovisual que reúne elementos do curta-metragem e do videoclipe - compila cenas de Riáh interpretando oito canções do seu álbum de estreia, “Retinta”, em ambientes sinestésicos e psicodélicos. Com quase 30 minutos de duração, a narrativa evoca a jornada pessoal da artista de busca e retomada de sua ancestralidade indígena Xukuru Ororubá.

Nas cenas, Riáh interpreta composições de nomes notórios, como Isabela Moraes, Juliano Holanda, PC Silva e Ceumar - e duas canções de sua autoria. Através de projeções e recursos de holograma, animação gráfica e Inteligência Artificial, os cenários do TEA se transformam em locais subjetivos fora do espaço-tempo, nos quais a artista reencontra seus ancestrais e suscita reflexões sobre amor próprio, aceitação, pertencimento e religiosidade.

“É como um verdadeiro portal no qual eu reencontro meus ancestrais, representando um retorno às minhas origens e uma reparação com minha trajetória”, conta a cantora que tem pai, avós e bisavós nascidos em território Xukuru Ororubá no município de Pesqueira, no Agreste, onde a mesma viveu até os 15 anos. Posteriormente, por força maior, a artista migrou para Caruaru, se afastando de sua ancestralidade. Em algumas cenas, a cantora performa ao lado de familiares indígenas, simbolizando esse reencontro.

Tendo “Retinta” como canção-guia, tal como no disco, o álbum visual endossa em imagem o mote do trabalho musical da cantora - uma homenagem aos povos originários e sua retomada pessoal enquanto mulher indígena. “Atraco enfim no meu cais, Retinta nas tintas dos meus ancestrais”, canta Riáh nos versos da canção de autoria de Déa Trancoso.

Para aquecer o lançamento, Riáh lançou em dezembro passado o clipe de animação “Você Diz”, que tem ilustrações de Tricia Mota, adiantando um pequeno trecho do álbum visual. A artista também lançou um curta-metragem making of do álbum visual, disponibilizado também no seu YouTube no último 24 de janeiro. O projeto do álbum visual conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo através da Prefeitura de Caruaru.

Para marcar a disponibilização completa da obra, o álbum visual será exibido nesta sexta (07) às 19h no restaurante Kimtal, em Caruaru, com entrada gratuita e aberta ao público. Após a exibição, haverá a celebração do lançamento com o show de Alysson Xukuru - artista primo de Riah - e Orlandinho Melo, com participação de convidados especiais.

SOBRE A CANTORA - Cantora e compositora pernambucana, Riáh tem um trabalho musical fortemente marcado pela evocação à ancestralidade - despontou na cena do Estado lançando o clipe “Obá Xangô” (2021) e o curta-clipe “No Sítio Cajueiro” (2022), abordando a religiosidade afroindígena e a sua ligação com o povo Xukuru Ororubá.

Em 2023, lançou seu álbum de estreia “Retinta”, com direção musical de Hugo Linns e incentivo do edital Funcultura, além do curta-clipe “Retinta - Vinheta Ororubá”. Desde então, a artista vem circulando por importantes palcos do Estado, como no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), Mostra Pré-AMP, Carnaval de Recife e Olinda, Fenearte e Festival Pernambuco Meu País, cumprindo uma intensa agenda de shows entre 2023 e 2024.

Em 2025, além de lançar o primeiro álbum visual de sua carreira, Riáh se prepara para realizar duas turnês - uma nacional e outra internacional - levando o repertório de “Retinta” para novos públicos.

 

Tags

Autor