CNU: sai nesta terça 2ª lista de convocados para cursos de formação

Na última quinta (6), o MGI informou que, dos 2.305 candidatos convocados na primeira chamada, 170 não confirmaram presença e foram eliminados

Publicado em 11/02/2025 às 9:07
Google News

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta terça-feira (11), a segunda convocação para os cursos de formação dos candidatos aprovados em cargos de nível superior do Concurso Nacional Unificado (CNU).

Esta fase, eliminatória, é fundamental para a continuidade no certame, já que a participação no curso de formação inicial de carreiras é decisiva para a classificação final.

Na última quinta-feira (6), o MGI havia informado que, dos 2.305 candidatos convocados na primeira chamada, 170 não confirmaram presença no curso de formação, resultando em sua eliminação do concurso.

No entanto, esses candidatos continuam concorrendo aos cargos de sua preferência, conforme informado no momento da inscrição. A não confirmação de participação abriu 170 novas vagas, que agora estão sendo preenchidas por candidatos da lista de espera.

Confirmar participação

Os convocados nesta segunda chamada têm até os dias 11 e 12 de fevereiro para confirmar sua participação, exclusivamente via a Área do Candidato no site do CNU. A resposta afirmativa ("SIM") garante a vaga no curso de formação.

Cargos disponíveis

A terceira etapa abrange nove cargos, incluindo Especialista em Políticas Públicas, Auditor-Fiscal do Trabalho e Analista de Comércio Exterior, entre outros. As aulas serão ministradas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), pelo Cebraspe e pelas agências reguladoras Aneel, Antaq e ANS.

Curso e Matrículas

A formação tem como objetivo capacitar os candidatos nas competências necessárias para o setor público, com enfoque em ética, equidade e sustentabilidade. A carga horária dos cursos varia entre 140 e 580 horas, dependendo do cargo, e as aulas serão oferecidas em Brasília e no Rio de Janeiro, com exceção do curso de Auditor-Fiscal do Trabalho, que será híbrido.

Os convocados devem apresentar documentos como identidade, comprovante de pedido de licença (para servidores federais) e conta corrente para recebimento de auxílio financeiro.

Custos e Benefícios

As despesas de transporte, alimentação e estadia são de responsabilidade dos candidatos, enquanto o MGI garantirá 50% da remuneração inicial para os convocados durante o curso de formação. Candidatos já servidores públicos poderão optar por manter seus vencimentos atuais durante o período.

Cronograma Final

A terceira lista de convocação será divulgada em 18 de fevereiro, conforme surgirem vagas por não confirmação na segunda convocação. A lista definitiva de classificação e convocados para matrícula será publicada em 28 de fevereiro.

Tags

Autor