Jaboatão capacita farmacêuticos sobre os riscos do "kit ressaca" no Carnaval
O objetivo foi alertar sobre os riscos do chamado "kit ressaca", cuja venda irregular cresce durante o Carnaval, período de maior consumo de bebidas

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta terça-feira (25) uma capacitação voltada para proprietários e responsáveis técnicos de farmácias do município.
O objetivo foi alertar sobre os riscos do chamado "kit ressaca", cuja venda irregular cresce durante o Carnaval, período de maior consumo de bebidas alcoólicas.
EFEITOS
Realizado no auditório da Faculdade dos Guararapes, em Piedade, o evento destacou os perigos da automedicação com hepatoprotetores, antiácidos, antieméticos e analgésicos, especialmente quando combinados sem orientação médica.
Além dos possíveis efeitos colaterais à saúde, a comercialização desses kits não é permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os estabelecimentos que descumprirem a norma estão sujeitos à apreensão dos produtos e a sanções administrativas, incluindo multas.
Outro tema abordado foi a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n° 786/2023 da Anvisa, que regulamenta a venda de testes rápidos de análises clínicas em farmácias.
Com o aumento das aglomerações no Carnaval, cresce a demanda por testes para detecção de doenças como Covid-19, hepatites e HIV, tornando essencial o reforço das orientações sobre o tema.
"Capacitar e informar a população são prioridades para a gestão municipal. Garantir que os comerciantes estejam preparados para um Carnaval seguro é essencial para que todos possam aproveitar a festa com tranquilidade", ressaltou o prefeito Mano Medeiros.
A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, reforçou a importância da iniciativa.
"Este é um momento de qualificação para farmacêuticos e proprietários de farmácias, abordando tanto a nova RDC da Anvisa quanto os riscos do ‘kit ressaca’. Essas capacitações têm um caráter educativo e preventivo, contribuindo para a segurança de comerciantes e consumidores", afirmou.
Saulo Farias, proprietário de uma farmácia em Jaboatão Centro, destacou a relevância do evento.
"Sou novo no setor e essa capacitação foi essencial. Saber que a prefeitura e a Secretaria de Saúde oferecem esse suporte educativo faz toda a diferença", afirmou.
A capacitação contou com a participação de representantes do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF/PE), do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Pernambuco (Sincofarma/PE), do Sindicato dos Servidores Municipais do Jaboatão dos Guararapes e do Procon Jaboatão.