2.480 vagas de mamografias sem necessidade de agendamento
A partir deste sábado, o Mamógrafo Móvel marcará presença nas ruas do Recife todos os sábados, além do já tradicional cronograma de segunda a sexta

Em março, o mês dedicado à saúde da mulher no Recife, a Prefeitura reforça a importância da prevenção do câncer de mama com a ampliação do serviço de Mamógrafo Móvel.
Serão disponibilizados 2.480 exames de mamografia, sem necessidade de agendamento prévio, em 31 pontos descentralizados pelos oito Distritos Sanitários da cidade.
A programação contará com dois caminhões de mamografia no mesmo dia em 75% do calendário, entre os dias 17 e 21 de abril. A programação completa está disponível aqui.
A partir de amanhã (15/3), o Mamógrafo Móvel estará presente nas ruas do Recife todos os sábados, além do atendimento regular de segunda a sexta-feira.
Mulheres e homens trans, com idades entre 50 e 69 anos e residentes no Recife, podem se dirigir aos pontos de atendimento, portando documento de identidade e cartão SUS.
O funcionamento será das 8h às 12h e das 13h às 17h, com 80 vagas por caminhão, sendo 40 pela manhã e 40 à tarde.
Os resultados estarão disponíveis em até 30 dias, na unidade onde o exame foi realizado ou em um centro de saúde mais próximo.
A mamografia é o único exame comprovadamente eficaz na redução da mortalidade por câncer de mama, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Mulheres fora da faixa etária recomendada (50-69 anos) deverão ser encaminhadas por um profissional da Atenção Básica para agendamento via Central de Regulação.
PREVENÇÃO
Além da mamografia, é fundamental que as mulheres fiquem atentas às características naturais das mamas no dia a dia, para identificar possíveis alterações.
Sintomas como nódulos fixos (geralmente indolores), coloração avermelhada ou aspecto de casca de laranja na pele da mama, modificações no mamilo, secreção espontânea de líquido nos mamilos (exceto em casos de gravidez), e nódulos no pescoço ou nas axilas devem ser observados.
Além da mamografia e exames clínicos regulares, práticas como manter o peso adequado, praticar atividades físicas, evitar bebidas alcoólicas e, sempre que possível, amamentar, também ajudam na redução do risco de desenvolver a doença.