PIS/Pasep: 10,4 milhões têm dinheiro esquecido em fundo antigo; veja como sacar

Este fundo, utilizado entre 1971 e 1988, tinha como objetivo complementar a renda de trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos

Publicado em 19/03/2025 às 10:33
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A partir de 28 de março, mais de 10 milhões de brasileiros poderão acessar um total de R$ 26,3 bilhões que ficaram esquecidos no antigo fundo PIS/Pasep.

Este fundo, utilizado entre 1971 e 1988, tinha como objetivo complementar a renda de trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos. Vale destacar que o fundo PIS/Pasep que será resgatado agora é diferente do abono salarial pago atualmente.

Para saber se você tem algum valor a receber, o Ministério da Fazenda lançou o site Repis Cidadão (https://repiscidadao.fazenda.gov.br/), onde é possível consultar o saldo.

Também é possível realizar a consulta pelo aplicativo do FGTS. O governo estima que o valor médio a ser liberado por pessoa seja de R$ 2,8 mil, embora o montante exato varie conforme o tempo de serviço e o salário na época. Os valores foram corrigidos pela inflação.

O Repis Cidadão fornece orientações detalhadas sobre como retirar os valores, incluindo informações específicas para herdeiros, caso o beneficiário tenha falecido. Para acessar o site, é necessário ter uma conta no gov.br nos níveis prata ou ouro.

Importante: Os valores só poderão ser retirados até setembro de 2028. Caso contrário, o dinheiro será transferido para o Tesouro Nacional e não poderá mais ser resgatado.

Como consultar se você tem dinheiro esquecido?

  1. Acesse o site Repis Cidadão
  2. Clique em "entrar com gov.br" e faça login com seu CPF e senha. Caso não tenha uma conta no gov.br, é possível criar uma.
  3. Informe o NIS (Número de Identificação Social), que pode ser encontrado na carteira de trabalho, no extrato do FGTS, no site Meu INSS ou no CadÚnico.
  4. Clique em "pesquisar". Se houver valores a receber, o site orientará sobre os próximos passos.

Como solicitar o ressarcimento?

O trabalhador pode fazer o pedido de ressarcimento de duas maneiras: presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo do FGTS.

No aplicativo, basta acessar a opção "mais", selecionar "ressarcimento PIS/Pasep" e seguir as instruções para anexar os documentos necessários.

  • Se o próprio trabalhador for o solicitante: Basta apresentar um documento de identidade oficial.
  • Se o pedido for feito por herdeiros: Será necessário apresentar a Certidão PIS/PASEP/FGTS emitida pela Previdência Social, listando os dependentes habilitados à pensão por morte, ou uma autorização judicial ou escritura pública assinada por todos os dependentes, entre outros documentos.

Quando o pagamento será realizado?

Após a solicitação ser feita, a Caixa Econômica Federal irá analisar o pedido e repassar as informações ao Ministério da Fazenda. O pagamento será feito diretamente na conta bancária do interessado ou por meio de conta poupança social digital, conforme o calendário de pagamentos a seguir:

  • Solicitações até 28/02/2025: pagamento em 28/03/2025
  • Solicitações até 31/03/2025: pagamento em 25/04/2025
  • Solicitações até 30/04/2025: pagamento em 26/05/2025
  • Solicitações até 31/05/2025: pagamento em 25/06/2025
  • Solicitações até 30/06/2025: pagamento em 25/07/2025
  • Solicitações até 31/07/2025: pagamento em 31/08/2025
  • Solicitações até 31/08/2025: pagamento em 30/09/2025
  • Solicitações até 30/09/2025: pagamento em 27/10/2025
  • Solicitações até 31/10/2025: pagamento em 25/11/2025
  • Solicitações até 30/11/2025: pagamento em 26/12/2025
  • Solicitações até 31/12/2025: pagamento em 26/01/2026

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