É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Imagem de informativo sobre campanha de Imposto de Renda em Caruaru voltado para o auxílio de pessoas idosas - Divulgação
O Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Caruaru promove a campanha "Imposto de Renda com Solidariedade", com o objetivo de incentivar a população a destinar parte do Imposto de Renda (IR) ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI).
A ação, realizada com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, vai até maio de 2025 e busca conscientizar sobre a importância do apoio a políticas públicas voltadas à promoção e proteção da pessoa idosa no município.
A campanha é direcionada a gestores do Poder Executivo Municipal, gestores da sociedade civil e à população em geral.
Imagem de informativo sobre campanha de Imposto de Renda em Caruaru - Divulgação
Os recursos arrecadados por meio da destinação de até 3% do imposto devido serão aplicados em projetos voltados à assistência social, saúde e educação, garantindo a inclusão da pessoa idosa em diversas esferas da sociedade.
Como doar?
O processo de doação é simples: ao preencher a declaração no modelo completo, o contribuinte deve acessar a aba “Doações Diretamente na Declaração”, selecionar “Idoso - Municipal”, escolher o Fundo de Caruaru e definir o valor dentro do limite permitido. Em seguida, basta gerar o DARF e efetuar o pagamento até a data limite da declaração.
A campanha destaca que a destinação ao FMDPI não gera custos adicionais ao contribuinte e reforça a importância da solidariedade. Para mais informações, é possível consultar um profissionais da contabilidade.
Sou repórter do Jornal do Commercio e atuo na produção de conteúdos diversos, transitando entre cultura, economia e muitos outros. Também tenho passagens pelo Blog Social 1 e site Receita da Boa.