Transposição do São Francisco terá capacidade de bombeamento dobrada
Obra prevê instalação de novas bombas para dobrar a vazão de água no Eixo Norte, que engloba quase 400 municípios nordestinos

O Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), uma das principais obras hídricas do Brasil, terá sua capacidade ampliada.
A iniciativa, segundo o Ministério de Desenvolvimento Regional (MIDR), faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e prevê a instalação de seis novos conjuntos de motobombas no Eixo Norte, dobrando a vazão e permitindo que mais regiões sejam atendidas.
Com um investimento de R$ 491,3 milhões e previsão de três anos para conclusão, a ampliação será conduzida pelo Departamento de Projetos Estratégicos (DPE) da Secretaria Nacional de Infraestrutura Hídrica (SNSH), ligada MIDR.
Maior vazão
Atualmente, o sistema de bombeamento do Eixo Norte transporta até 24 metros cúbicos de água por segundo (m³/s).
Com as novas bombas, essa capacidade será ampliada para 49 m³/s, garantindo o fornecimento hídrico para regiões que sofrem com a seca.
"Essa melhoria é essencial para viabilizar dois grandes projetos: os ramais do Salgado e do Apodi, que juntos somam mais de R$ 1,3 bilhão em investimentos e serão fundamentais para ampliar a oferta de água na região", disse Bruno Cravo, diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da SNSH.
O Ramal do Apodi está 72% concluído e levará água para o oeste do Rio Grande do Norte, além de atender populações no Ceará e na Paraíba.
Como funciona o bombeamento de água no Eixo Norte
O Eixo Norte do Projeto São Francisco conta com três estações de bombeamento, responsáveis por elevar a água a 188 metros acima do nível do rio – o equivalente a um prédio de 58 andares.
Atualmente, seis conjuntos de motobombas garantem o transporte contínuo da água por canais e reservatórios até os estados de:
- Pernambuco;
- Ceará;
- Paraíba;
- Rio Grande do Norte
Isso significa 7,6 milhões de pessoas em 222 municípios. A EBI-3, uma das principais estações, tem capacidade para bombear 24 mil litros de água por segundo.
De acordo com o ministério, a ampliação vai garantir segurança hídrica para cerca de 12 milhões de pessoas em quase 400 municípios nordestinos.
Receba notícias em tempo real
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />