UOL - O melhor conteúdo

Prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos Xukuru é afastado do cargo em operação da Polícia Civil

Ação policial cumpre mandados e bloqueia bens em investigação sobre corrupção e fraudes que teria envolvimento do prefeito afastado

Publicado em 03/04/2025 às 15:24 | Atualizado em 03/04/2025 às 16:57
Google News

O prefeito de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, Marcos Xukuru (Republicanos), foi afastado do cargo após a deflagração da Operação “Pactum Amicis” pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (3). A ação investiga crimes como corrupção ativa e passiva, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.

De acordo com a Polícia Civil, no total, a operação cumpriu um mandado de prisão, 15 mandados de busca e apreensão e medidas cautelares de suspensão do exercício de função pública, sequestro de bens e valores e bloqueio judicial de ativos financeiros.

As investigações começaram em abril de 2022, e segundo a polícia miram uma organização criminosa suspeita de fraudar processos licitatórios e lavar dinheiro.

As diligências foram realizadas em Pesqueira, Alagoinha e Arcoverde, contando com um efetivo de 100 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

A Polícia Civil deve divulgar mais detalhes sobre a operação em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (4).

Prefeitura nega envolvimento

Por meio de nota, a Prefeitura de Pesqueira declarou que o pedido de afastamento não interfere nos serviços municipais e reafirmou que Marcos Xukuru não tem envolvimento com os fatos investigados. A gestão também classificou a ação como “mais um ato de perseguição política” e garantiu que medidas legais estão sendo tomadas para reverter a decisão.

"A Prefeitura de Pesqueira informa a toda população e aos veículos de imprensa sobre o ocorrido da operação policial. Apesar de tudo, o ocorrido não paralisa nenhum dos nossos serviços e o pedido de afastamento do Prefeito Marcos Xukuru se deu por ele ter sido secretário no ano dessa investigação", diz um trecho da nota.

Ainda segundo a Prefeitura, as atividades municipais continuam normalmente, seguindo o cronograma previsto para atender à população.

Tags

Autor

Webstories