Sistemas de abastecimento de água beneficiam mais de 12 mil pessoas no Agreste
O Governo de Pernambuco fez um investimento de R$ 41,5 milhões para levar sistemas de dessalinização para Iati, Águas Belas e Itaíba

O Governo de Pernambuco realizou a entrega de 41 sistemas de dessanilização no Agreste Meridional de Pernambuco, contemplando mais de 12 mil pessoas, que agora têm acesso à água potável.
A iniciativa, realizada em parceria com o governo federal através do Programa Água Doce, visa melhorar a qualidade de vida em comunidades rurais de Iati, Águas Belas e Itaíba, áreas historicamente afetadas pela falta de água.
-
Álvaro Porto dá sua versão sobre intervenção no PSDB em Pernambuco : "O partido foi usado por Raquel Lyra"
- Simão Durando cobra Raquel Lyra por mais diálogo para tratar assuntos de Petrolina: 'tem que deixar palanque de lado'
- PEC das emendas impositivas: Raquel Lyra convoca base e esvazia Alepe, forçando adiamento de votação
A cerimônia de entrega, que contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, marcou a retomada de um projeto iniciado em 2013 e que estava paralisado.
O investimento total é de R$ 41,5 milhões, executado em conjunto pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA) e o governo federal.
A governadora Raquel Lyra destacou a importância da iniciativa:
"Entregamos água de qualidade para uma população que nunca teve acesso, proporcionando economia e melhoria na qualidade de vida. Os sistemas levarão água tratada para beber, cozinhar, lavar roupa e garantir dignidade às famílias".
Raquel também ressaltou o resgate do projeto, que "saiu do papel e virou realidade sem desperdiçar dinheiro público", integrando-se a outras ações como o Águas de Pernambuco e grandes obras de infraestrutura hídrica.

A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause em evento de entrega dos 41 sistemas de dessalinização para Iati, Águas Belas e Itaíba, no Agreste de Pernambuco - Yacy Ribeiro/Secom
Próximos passos
Outros 33 sistemas estão em fase final de instalação e devem ser entregues em 30 dias, fruto do convênio entre a SDA e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira enfatizou o impacto positivo do programa.
"O Programa Água Doce aproveita poços já perfurados, mas que não estavam sendo utilizados devido à má qualidade da água, transformando a frustração em dignidade para as famílias", disse.
Até o momento, serão implantados 170 sistemas de dessalinização em Pernambuco, com o objetivo de ampliar o acesso à água potável para 57,8 mil pessoas no Semiárido.
O secretário estadual Cícero Moraes detalhou o esforço para viabilizar o projeto:
"Tivemos a determinação de buscar recursos e resolver questões burocráticas e técnicas. Esta é a primeira grande entrega do Programa Água Doce, com mais 33 sistemas a serem entregues em breve."
Prefeitos celebram a iniciativa:
- Camila Souza (Iati): "Com os dessalinizadores, vamos levar água de qualidade para mais munícipes. É dignidade para o nosso povo, uma conquista junto ao Governo do Estado."
- Elton Martins (Águas Belas): "Este sistema é importante para os pequenos agricultores que sofrem com a falta de água. Governo só é governo quando faz a entrega."
- Pedro Pilota (Itaíba): "Agradeço ao Governo de Pernambuco por essa entrega, que vai beneficiar milhares de pessoas e proporcionar uma qualidade de vida melhor para quem vive e produz na região."
- O deputado estadual Claudiano Martins Filho e a deputada estadual Débora Almeida também destacaram a importância da vontade política para levar água ao interior e o impacto positivo das ações do governo.