Dicas para escolher peixes e crustáceos para a Semana Santa
Com a chegada do feriado da Páscoa, aumenta a procura por frutos do mar, em especial, peixes e crustáceos; confira como escolher o melhor produto

Durante o feriado da Páscoa, celebrada de 13 à 20 de abril neste ano, é muito comum que as vendas de peixes e outros frutos do mar aumentem.
O aumento da procura por futos do mar acontece devido à tradição católica, que prega a realização do jejum de carnes vermelhas durante o período sagrado.
De acordo com Tamires Fernanda, gerente de uma peixaria no bairro de Linha do Tiro, Zona Norte do Recife, durante a Quaresma, a procura é bastante diversificada.
"Dourado, Corvina, Meca, Agulhão, Marisco, Caldeirada", afirmou a gerente sobre os tipos mais procurados durante o período.
Mesmo com a variedade, muitas pessoas tem dificuldade em escolher o tipo de peixe mais adequado. Por isso, confira algumas dicas antes de selecionar o seu peixe de Páscoa:
Filé
Se você busca mais praticidade no momento do preparo e da alimentação, opte por opções em filé ou postas com pouca espinha.
Textura do peixe
Para preparar moquecas e ensopados, é importante escolher um peixe mais firme, que não esfarele tão facilmente.
Camarão
Esse fruto do mar vai bem em diversas receitas, mas é importante se atentar ao propósito. Para um bom camarão empanado, o ideal é que o crustáceo seja de médio a grande. já para bobós e caldeiradas, camarões menores em grandes quantidades se destacam.
Peixes para crianças
Devido ao risco de engasgo com as espinhas, o ideal é ofertar peixes que possuam apenas a espinha central, garantindo a segurança dos pequenos.
Segurança no manuseio
Os peixes são produtos bastante sensíveis, perecendo com facilidade quando não armazenados de maneira correta.
Segundo Tamires, o armazenamento deve ser feito no freezer ou congelador, mas não na parte superior do compartimento, pois isso pode mudar a textura do alimento. O recomendado é que ele fique na última prateleira do congelador.
Além disso, também é necessário ter atenção durante a compra, observando bem o local. Confira:
- Pescados frescos devem ser armazenados a uma temperatura entre -2C° e 2C°;
- Observe as condições do estabelecimento e preze por locais limpos e livre de moscas;
- Fique atento aos olhos e ao odor do peixe. Em casos de mau cheiro ou olhos opacos, não compre o produto.