Garanhuns recebe exposição que explora relações entre arte e corpo em movimento

Projeto imersivo do artista Rafael Sisant transforma livro em experiência visual com foco em acessibilidade e participação do público

Publicado em 11/04/2025 às 11:23
Google News

Será inaugurada nesta sexta-feira (11), às 14h, no Centro Cultural Sesc Garanhuns, a exposição “Para fazer dançar as linhas”, idealizada pelo artista Rafael Sisant. A entrada é gratuita, e a mostra permanece aberta à visitação até o dia 11 de julho.

A proposta reúne instalações, ilustrações e animações com foco em experiências sensoriais e interativas. A iniciativa parte de uma investigação sobre os vínculos entre o gesto de desenhar e o movimento da dança no universo infantil, pesquisa que Sisant desenvolve desde 2014.

“A exposição é uma ação artístico-pedagógica em campo expandido. O meu objetivo é apresentar ao público, independente da faixa etária, as possibilidades de interagir com as obras para além do olhar, mostrando ao público que desenhar enquanto dança e vice-versa é possível, educativo e divertido”, explica Sisant.

A exposição é derivada do livro de mesmo nome publicado pelo artista em 2023, e foi pensada como uma extensão espacial e visual da obra.

O ambiente foi projetado para estimular a participação ativa do público, independentemente da faixa etária, e traz recursos que promovem acessibilidade. Entre eles, o uso de uma tela LED com mediador virtual, que amplia o acesso para pessoas cegas e não leitoras. A exposição também conta com tradução em Libras e adequações para pessoas com mobilidade reduzida.

A mostra integra o núcleo de pesquisas Confraria 27 e tem apoio do Sesc Fecomércio. A realização é viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, com repasse do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Tags

Autor