Nestlé oferece 1.200 vagas em curso gratuito de gastronomia para jovens de todo o Brasil

A iniciativa, que abarca jovens de 18 a 29 anos, busca contribuir com a empregabilidade dos jovens no mercado da Gastronomia em todo o Brasil

Publicado em 07/05/2025 às 21:34
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As inscrições para a 11ª edição do Nestlé Yocuta - Jovens Talentos Culinários foram prorrogadas até o dia 18 de maio e conta com 1.200 mil vagas gratuitas.

A iniciativa, que abarca jovens de 18 a 29 anos, busca contribuir com a empregabilidade dos jovens no mercado da Gastronomia em todo o Brasil. As incrições acontem através do site.

Jovens egressos de escolas públicas ou em situação de vulnerabilidade social ganham prioridade no processo seletivo. O Nestlé Yocuta é desenvolvido pela unidade de negócio de Nestlé Professional - braço de Food Services da Nestlé.

Etapas

A primeira etapa do processo será remota, com mais de 50h de conteúdos, além de aulas divididas em 14 módulos, que podem ser realizados ao longo de cinco semanas. As trilhas de aprendizado abrangem temas relacionados a empreendedorismo, mercado de trabalho e nutrição, entre outros.

Neste ano, pela primeira vez, os alunos terão capítulos sobre segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos, fruto da parceria com a Fundação Nestlé e a ONG Gastromotiva.

Depois da fase online, os 80 alunos com o melhor desempenho avançarão para a fase presencial, nas quais terão aulas práticas e teóricas. Outra novidade do ciclo de 2025 está na realização de rodadas presenciais no Rio de Janeiro, além das classes já tradicionalmente conduzidas em São Paulo.

A fase carioca acontecerá no Refeitório Gastromotiva, que oferece cerca de 100 refeições diárias para a população em situação de rua.

“A cada edição, a Nestlé percebe o impacto que o Yocuta gera na vida desses jovens. A gastronomia é um dos setores que mais gera emprego no país, além de ser um campo amplo para o empreendedorismo individual", afirma José Argolo, Business Executive Officer de Nestlé Professional no Brasil.

"Estamos também entusiasmados com a parceria com a Fundação Nestlé e a Gastromotiva, ampliamos a formação para temas como segurança alimentar e combate ao desperdício”, concluiu.

O Programa já impactou mais de 3.000 jovens no Brasil ao longo dos últimos dez anos, impulsionando a conexão desses jovens com grandes parceiros comerciais. 

Este ano, à medida que as aulas virtuais acontecerem, as pessoas participantes construirão seu próprio currículo, que será disponibilizado pela Nestlé aos parceiros com oportunidades em aberto.

De acordo com David Hertz, fundador da Gastromotiva, “combater o desperdício de alimentos é uma responsabilidade coletiva. Cada alimento que vai para o lixo representa não apenas a perda de recursos, mas também o agravamento da crise climática — cujos impactos recaem, sobretudo, sobre as populações em situação de vulnerabilidade. Com esta parceria, queremos capacitar pessoas para transformar esse ecossistema e impulsionar um futuro mais justo, sustentável e inclusivo.”

Alunos

A vencedora da edição 2024 do Yocuta, Caroline Barbosa, continua a trabalhar na área.

“O programa foi uma abertura de horizontes para minha vida. Eu tive a oportunidade de conhecer outros jovens e me identifiquei com os objetivos de carreira deles, fui inspirada pelas histórias dos chefs que compartilharam um pouco das suas trajetórias", afirmou Caroline.

"Realizei um sonho participando do programa e conquistar o primeiro lugar foi a cereja do bolo, porque jamais imaginei que seria capaz de tanto. A participação foi um incentivo para continuar buscando crescer na minha carreira, e quem sabe me tornar uma grande chef no futuro”, concluiu.

Caroline continua a estudar gastronomia, trabalhou como chef em uma empresa de alimentação para o setor aéreo e, atualmente, trabalha em projetos próprios de confeitaria.

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