Zona da Mata de Pernambuco recebe mostra de cinema voltada à primeira infância

Iniciativa é promovida pelo Ponto de Cultura 15 de Novembro, em parceria com a Biblioteca Professora Bibi Ferreira e a Associação Reviva

Publicado em 23/05/2025 às 11:13
Google News

As comunidades rurais de Upatininga, Chã do Camará e Tupaoca, em Aliança, na Mata Norte de Pernambuco, vão receber até este sábado (24), sessões gratuitas de filmes ao ar livre, leitura para bebês e contação de histórias em escolas e equipamentos comunitários.

A 5ª Mostra Infantil Cinemata tem como objetivo valorizar territórios invisibilizados pelas políticas culturais tradicionais.

Promovida pelo Ponto de Cultura 15 de Novembro, em parceria com a Biblioteca Professora Bibi Ferreira e a Associação Reviva, a iniciativa acontece por meio dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e apoio do Ministério da Cultura e do Governo de Pernambuco.

As comunidades que vão receber as sessões têm forte presença de populações de origem indígena, africana, quilombola e agricultores familiares, mas convivem com a ausência de cinemas, bibliotecas públicas e espaços de formação artística infantil.

“Estamos falando de crianças que nunca pisaram numa sala de cinema. Levar filmes, histórias e livros para essas infâncias é um gesto político e afetivo”, destaca o produtor cultural e curador da mostra, Ederlan Fábio.

O projeto prevê acessibilidade, com serviço de audiodescrição e tradução em Libras. As sessões vão acontecer no Ponto de Cultura.

Programação

23 de maio (sexta-feira)
Tarde – das 13h30 às 15h30
Local: Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Tupaoca (Ao lado da Igreja)

Sessões de cinema
23 de maio (sexta-feira), às 19h30 – Chã do Camará
24 de maio (sábado), às 19h30 – Ponto de Cultura 15 de Novembro

Ação de leitura na primeira infância
24 de maio (sábado), às 15h
Local: Ponto de Cultura 15 de Novembro

Tags

Autor