Arte e cultura: Mil crianças ocupam floresta em Paudalho no Dia do Meio Ambiente
Mostra "Meio Ambiente no Picadeiro" transforma escola em Paudalho, dentro da APA Aldeia-Beberibe, com oficinas e espetáculos gratuitos

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta-feira (5), a mata atlântica de Pernambuco se transforma em palco e sala de aula.
Cerca de mil crianças de escolas públicas da região ocupam uma área de floresta protegida para a "Mostra Meio Ambiente no Picadeiro", um projeto que une a magia do circo, oficinas criativas e educação ambiental em Paudalho, na Zona da Mata Norte.
O cenário do evento, que acontece hoje e amanhã (6), é a Escola Municipal Maria de Fátima, localizada em Chã de Cruz, que tem o privilégio de estar dentro da gigantesca Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe.
Veja também: Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />
Com uma área de 31 mil hectares – o equivalente a quase 30 mil campos de futebol –, a APA é vital para a Região Metropolitana do Recife, abrigando nascentes de rios que abastecem seis cidades, incluindo a capital.
Durante os dois dias, os estudantes participam de um verdadeiro "picadeiro ecológico". A programação é intensa e diversa: eles aprendem a fazer sabão com óleo de cozinha usado, criam malabares com materiais reciclados, experimentam o tecido acrobático, vivenciam a música do coco de roda e assistem a espetáculos circenses.
Tudo isso intercalado com conversas sobre a importância da ancestralidade negra e indígena e da preservação ambiental.
A proposta é ir além do discurso, promovendo uma conexão real e afetiva com o território. "Educar dentro da mata é uma forma de proteger a floresta com afeto, com conhecimento e com o corpo presente", explica Rodrigo Surucucu, diretor pedagógico da ação.
Idealizado pela produtora cultural Camila Gatis e financiado com recursos do Programa Nacional Aldir Blanc Pernambuco, o projeto reforça que a pauta ambiental está diretamente ligada à cultura e às pessoas. "O futuro é ancestral. A floresta não é só árvore: é memória, é gente, é vida", resume Camila.
Serviço
- Mostra Meio Ambiente no Picadeiro
- Datas: Quinta-feira (5) e sexta-feira (6) de junho
- Local: Escola Municipal Maria de Fátima – Estrada de Aldeia, Km 19, Chã de Cruz, Paudalho (PE)
- Quanto: Gratuito (voltado para as escolas participantes)
- Mais informações: Instagram @mostra_apaviva