Atendimento pediátrico para crianças com sintomas respiratórios passa a ter horário estendido em Petrolina
Diante de sintomas como febre, cansaço ou respiração acelerada, os responsáveis pelos pequenos devem procurar orientação médica

Diante do aumento de casos de doenças respiratórias típicas do período entre o outono e o inverno, a Policlínica Municipal de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, começou a operar em horário estendido para atender exclusivamente crianças com sintomas gripais.
A partir desta terça-feira (10), os atendimentos passam a ocorrer das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira. O objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é oferecer atendimento inicial, evitando a sobrecarga nas unidades hospitalares da cidade.
Atendimentos já registraram alta procura
Somente entre os dias 4 e 6 de junho, cerca de 150 crianças foram atendidas com sintomas respiratórios na Policlínica. Segundo a Secretaria de Saúde, aproximadamente 80% dos casos foram solucionados no próprio local, com medicação e liberação após avaliação médica.
Os demais pacientes, que apresentavam quadros mais complexos, foram encaminhados para hospitais da rede municipal.
Sintomas gripais infantis
O atendimento oferecido na Policlínica é direcionado exclusivamente a crianças com sintomas de síndromes gripais e outras condições respiratórias, como:
- Tosse;
- Febre;
- Coriza;
- Dificuldade para respirar.
O serviço funciona por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.
Em Petrolina, o atendimento também pode ser feito em outras 57 Unidades Básicas de Saúde.
Entre as medidas preventivas recomendadas pela Secretaria de Saúde estão a vacinação contra gripe para crianças a partir dos seis meses de idade, higienização frequente das mãos, consumo de água, alimentação equilibrada e evitar exposição a poeiras, fumaça e locais fechados.
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />