Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Espetáculo encenado em Brejo da Madre de Deus (PE) ganhou destaque nacional por unir fé, arte e geração de renda local; saiba detalhes

Publicado em 10/06/2025 às 15:59
Google News

Foi sancionada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (10) a Lei 15.146, que reconhece oficialmente o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O reconhecimento marca um novo capítulo para o espetáculo encenado desde 1968 no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus (PE).

Trata-se do maior teatro ao ar livre do mundo, com estrutura cenográfica que reproduz em detalhes a antiga Jerusalém.

Divulgação / Paixão de Cristo

Imagem da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém - Divulgação / Paixão de Cristo

Legado cultural e histórico

A iniciativa que originou a nova lei partiu do projeto de lei 4.409/2021, do deputado Felipe Carreras (PSB/PE).

A proposta foi aprovada no Senado em maio, em decisão terminativa da Comissão de Educação, sob relatoria do senador Humberto Costa (PT-PE).

Para Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, o reconhecimento representa um marco para a cultura pernambucana.

"É um motivo de orgulho para todos os pernambucanos. É o reconhecimento da grandiosidade e da relevância cultural do legado deixado por Plínio e Diva Pacheco, idealizadores e construtores da Nova Jerusalém, que dedicaram as suas vidas a transformar um sonho em símbolo de fé, arte e identidade nacional", disse.

Uma tradição que movimenta turismo e economia

Criado inicialmente para atrair turistas durante a Semana Santa e aquecer o comércio da região, o espetáculo cresceu ao longo das décadas e tornou-se uma das principais atrações culturais e turísticas do Brasil, recebendo visitantes de todo o país e do exterior.

Com a participação de mais de 400 atores e figurantes, o espetáculo encena os últimos dias de Jesus Cristo, misturando fé, tradição e profissionalismo artístico.

Estrutura grandiosa

A cidade-teatro Nova Jerusalém ocupa uma área de 100 mil m², cercada por muralhas de três metros de altura e 70 torres com sete metros cada.

O espaço abriga nove palcos plateia, que reproduzem com riqueza de detalhes ambientes como:

  • Arruados e mercados da época
  • Lagos e jardins
  • Palácios e o Templo de Jerusalém

A cenografia imersiva e a qualidade das performances tornaram o espetáculo uma referência no teatro brasileiro, tanto pelo impacto visual quanto pelo papel social e econômico desempenhado na região.

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Tags

Autor