Projeto Arteiros Legais promove cultura para crianças da rede pública em Belo Jardim
A ação, que une oficinas de arte e apresentações teatrais, tem como objetivo despertar a consciência sobre os direitos da criança e do adolescente

O projeto Arteiros Legais, com diversas atividades para crianças e adolescentes da rede pública, acontece do dia 16 ao dia 18 de junho, na cidade de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco.
A ação, que une oficinas de arte, apresentações teatrais e distribuição de materiais educativos, tem como objetivo despertar a consciência sobre os direitos da criança e do adolescente de maneira lúdica e criativa.
Com produção da Tree Cultural e coprodução da REC Produtores, o projeto é pautado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e busca promover a reflexão sobre temas como o direito à educação, saúde, alimentação, lazer, cultura, esporte, convivência familiar, identidade, proteção no trabalho e acessibilidade para crianças com deficiência.
Programação completa
As atividades acontecem em cinco escolas públicas municipais. Confira:
Dia 16
- Das 14h às 17h, as atividades acontecerão na Escola Municipal Professora Inês Barbosa
Dia 17
- Das 9h às 12h, será na Escola Municipal Manoel Teodoro de Arruda
- Das 14h às 17h, as ações ocorrerão na Escola Municipal Professora Maria Antonieta Gomes Barbosa
Dia 18
- Das 9h às 12h, a Escola Municipal Vereador Joaquim Medeiros Cabral receberá o projeto
- Das 14h às 17h, será a vez da Escola Municipal Sebastião José da Silva, encerrando a programação.
Cada instituição contemplada recebe uma oficina de artes visuais coordenada por um grupo de arte-educadores, seguida por um espetáculo teatral que apresenta os direitos da criança e do adolescente de forma cênica e apropriada para o público infantojuvenil.
A concepção e o roteiro do espetáculo teatral são assinados pelo diretor, roteirista e storyteller Leo Falcão.
Durante as oficinas, os estudantes irão criar totens temáticos, cada um formado por telas feitas pelas próprias crianças. Os totens representam os direitos previstos no ECA.
Imagem de crianças ee adolescentes no projeto Arteiros Legais - Fausto Prieto Castagno / Divulgação
As obras produzidas serão utilizadas como cenário da apresentação teatral, em que o ator Lucas Barreto assume o papel do jovem arteiro Uirá que, com humor e sensibilidade, traduz em cena o valor de cada direito na vida cotidiana das crianças e adolescentes.
A cartilha O Pequeno Guia dos Grandes Direitos será distribuída ao final das atividades, facilitando o entendimento dos conteúdos discutidos e incentivando o diálogo nas escolas e em casa.
Além disso, cada instituição participante receberá um plano pedagógico de apoio, com sugestões de ações educativas a serem desenvolvidas antes e depois da realização do projeto, potencializando os aprendizados e fortalecendo o protagonismo estudantil.
O Arteiros Legais é viabilizado por meio da Lei Rouanet, que estimula iniciativas culturais através da dedução fiscal, permitindo que empresas contribuam diretamente para o fortalecimento do acesso à cultura no país. Em Belo Jardim, o projeto conta com o patrocínio das Baterias Moura e o apoio do Instituto Conceição Moura.
No segundo semestre, o Arteiros Legais retorna ao município pernambucano com novas ações. A expectativa é ampliar o alcance da iniciativa, contemplando mais oito escolas municipais.