Nova sede amplia acesso a cirurgias de catarata e atendimentos oftalmológicos no Sertão do Araripe
Projeto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferece procedimentos gratuitos em uma região com baixa oferta de serviços especializados na área

Será inaugurada neste sábado (14), em Ouricuri, no Sertão do Araripe, a nova sede do Núcleo de Prevenção à Cegueira do Araripe. O espaço integra um projeto de extensão universitária voltado à oferta de atendimentos oftalmológicos gratuitos, com foco na prevenção da cegueira e no tratamento de doenças oculares.
O núcleo é coordenado pelo professor Francisco Cordeiro, da disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do Recife, vinculada ao Centro de Ciências Médicas da UFPE.
Desde que passou a operar na nova estrutura, o projeto já realizou cerca de 300 cirurgias de catarata, além de outros procedimentos oftalmológicos.
O serviço é voltado a pessoas que residem no Sertão do Araripe e que enfrentam dificuldades para acessar esse tipo de atendimento na rede de saúde.
Mais de 8 mil atendimentos desde a criação do projeto
O Núcleo de Prevenção à Cegueira do Araripe soma mais de 8 mil atendimentos gratuitos desde que foi criado.
Os procedimentos incluem:
- Consultas oftalmológicas;
- Triagens;
- Cirurgias ;
- Encaminhamentos para tratamentos especializados.
A nova sede está localizada na Rodovia Asa Branca, no município de Ouricuri. “O objetivo é combater a cegueira evitável por meio da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado”, afirmou o professor Francisco Cordeiro, responsável técnico pelo projeto.
Os atendimentos são realizados com apoio de profissionais e estudantes da Faculdade de Medicina da UFPE.
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />