Nova sede amplia acesso a cirurgias de catarata e atendimentos oftalmológicos no Sertão do Araripe

Projeto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferece procedimentos gratuitos em uma região com baixa oferta de serviços especializados na área

Publicado em 13/06/2025 às 12:41
Google News

Será inaugurada neste sábado (14), em Ouricuri, no Sertão do Araripe, a nova sede do Núcleo de Prevenção à Cegueira do Araripe. O espaço integra um projeto de extensão universitária voltado à oferta de atendimentos oftalmológicos gratuitos, com foco na prevenção da cegueira e no tratamento de doenças oculares.

O núcleo é coordenado pelo professor Francisco Cordeiro, da disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do Recife, vinculada ao Centro de Ciências Médicas da UFPE.

Desde que passou a operar na nova estrutura, o projeto já realizou cerca de 300 cirurgias de catarata, além de outros procedimentos oftalmológicos.

O serviço é voltado a pessoas que residem no Sertão do Araripe e que enfrentam dificuldades para acessar esse tipo de atendimento na rede de saúde.

Mais de 8 mil atendimentos desde a criação do projeto

O Núcleo de Prevenção à Cegueira do Araripe soma mais de 8 mil atendimentos gratuitos desde que foi criado.

Os procedimentos incluem:

  • Consultas oftalmológicas;
  • Triagens;
  • Cirurgias ;
  • Encaminhamentos para tratamentos especializados.

A nova sede está localizada na Rodovia Asa Branca, no município de Ouricuri. “O objetivo é combater a cegueira evitável por meio da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado”, afirmou o professor Francisco Cordeiro, responsável técnico pelo projeto.

Os atendimentos são realizados com apoio de profissionais e estudantes da Faculdade de Medicina da UFPE.

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Tags

Autor