Compesa desativa ligações clandestinas durante ação policial e duas pessoas são presas no Agreste de Pernambuco

De acordo com a companhia, alerta partiu de um monitoramento técnico que identificou uma queda de 90% na vazão destinada à região

Publicado em 16/06/2025 às 12:17
Google News

Em uma ação de combate a ligações clandestinas e furto de água, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com apoio das polícias Civil e Militar, desativou 35 ligações irregulares em Garanhuns, Agreste de Pernambuco.

A operação aconteceu na última semana nos bairros de Severiano Moraes e Frexeiras e vistoriou 280 imóveis. Duas pessoas foram presas em flagrante.

De acordo com a companhia, o alerta partiu de um monitoramento técnico que identificou uma queda de 90% na vazão destinada à região.

Dos 5 litros por segundo liberados, apenas 0,5 chegavam aos consumidores, um desvio de volume suficiente para abastecer aproximadamente 675 residências e beneficiar cerca de 2 mil pessoas. A vazão deve ser normalizada nos próximos dias.

Perda de água no estado

De acordo com a Compesa, quase metade da água disponível em Pernambuco é perdida. Em muitos casos, a água chega ao destino final, mas não é possível registrar o consumo em função dos furtos de água, ligações clandestinas e fraudes nos hidrômetros. Outra parcela de perdas tem como causa os vazamentos.

Além disso, Pernambuco tem o terceiro maior índice do Brasil de moradores que vivem em domicílios sem água canalizada (9,24%).

Tags

Autor