HRA e Hemope firmam parceria para ampliar doações de sangue em Caruaru

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente — cerca de 14 a cada mil habitantes

Publicado em 17/06/2025 às 14:03
Google News

O banco de sangue em Caruaru e o Hospital Regional do Agreste (HRA) firmaram uma parceria com o Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). A iniciativa visa mobilizar a população e estimular a doação voluntária de sangue.

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente — cerca de 14 a cada mil habitantes. Embora o número esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o objetivo é ampliar esse percentual.

“A ação beneficia o Hemope e também o próprio HRA, uma vez que somos referência em cirurgias de emergência e precisamos manter o banco de sangue abastecido, especialmente neste mês de festas na nossa região, quando o atendimento de urgências e emergências aumenta consideravelmente”, ressalta Frank Lima, diretor médico do HRA.

A campanha ganha ainda mais relevância neste mês, marcado pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. Criada em 2005 pela Assembleia Mundial da Saúde, a data busca agradecer aos doadores e incentivar a prática solidária. No Brasil, o mês de junho é conhecido como Junho Vermelho, um período dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue.

“Com essa ação, o HRA reforça seu compromisso com a saúde pública e convida toda a população de Caruaru e região a aderir à campanha e salvar vidas com um gesto simples, voluntário e solidário”, pontua Ítala Gomes, diretora-geral do HRA.

Requisitos para doar sangue:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de consentimento formal dos responsáveis);;
  • Pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60;
  • Apresentar documento oficial com foto (físico ou digital);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação).

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Tags

Autor