Reciclagem no São João de Caruaru mobiliza 160 catadores por dia com apoio de centrais de triagem

Com operação estruturada nos principais polos da festa, ação promoveu economia circular e gerou renda para agentes de reciclagem da região

Publicado em 25/06/2025 às 17:18
Google News

O São João de Caruaru 2025 recebeu mais de 4 milhões de visitantes ao longo do mês de junho, e mais pessoas são esperadas até o próximo fim de semana. A demanda pelo recolhimento de resíduos sólidos aumenta em 100% durante o período da festa, que é conhecida por ser uma das maiores do país.

Além dos shows e das apresentações culturais, a festa inclui uma estrutura voltada para a coleta seletiva de resíduos, com atuação diária de cerca de 160 catadores.

A ação ocorreu nos polos do Pátio de Eventos e do Alto do Moura, que contaram com centrais de triagem instaladas em parceria com o projeto Recicla Solar, realizado pela empresa Solar Coca-Cola em articulação com a Prefeitura de Caruaru e o Instituto Transforma Caruaru.

Estrutura e apoio técnico para trabalhadores da reciclagem

Os catadores atuaram com apoio de infraestrutura voltada à triagem de materiais recicláveis, incluindo mesas, big bags, balanças, pontos de hidratação e áreas para refeição.

Também foram distribuídos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas e coletes. Os trabalhadores receberam cestas básicas e uma refeição por dia.

Três grupos locais participaram da operação — Instituto Mãos Amigas, Instituto do Meio Ambiente e Associação de Catadores de Recicláveis de Caruaru — além de catadores autônomos. A estruturação foi feita com suporte técnico da empresa Verdear Eventos + Sustentáveis.

Segundo Rebeca Vermont, porta-voz da Verdear, a ação teve impacto não apenas financeiro:
“Além da renda, o que essa operação proporciona é o acolhimento e valorização desses profissionais que são fundamentais para a sustentabilidade da festa.”

Painel mostrou dados de impacto ao público

Durante o evento, um painel eletrônico no Pátio de Eventos exibiu indicadores ambientais e sociais da operação, como quantidade de material reciclado, renda estimada, redução na emissão de gases de efeito estufa, economia de água e energia e número de árvores preservadas.

Em 2024, a ação resultou na coleta de mais de 58 toneladas de resíduos recicláveis. Para este ano, a expectativa da organização era superar esse volume, mas os dados consolidados ainda não foram divulgados.

A iniciativa do Recicla Solar integrou pelo terceiro ano consecutivo a programação do São João. Segundo os responsáveis pelo projeto, o foco é ampliar a reciclagem e garantir condições de trabalho mais adequadas aos catadores durante grandes eventos.

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Tags

Autor