Fernando de Noronha recebe formação sobre sistema de proteção à infância e adolescência

SCJ-PE realiza curso sobre o SIPIA-CT, ferramenta usada por conselheiros tutelares para registrar casos de violações e subsidiar políticas públicas

Publicado em 04/09/2025 às 10:05
Google News

O Governo de Pernambuco promove, nesta quinta-feira (4), a continuidade da formação voltada a conselheiros tutelares e profissionais da rede de proteção em Fernando de Noronha.

O curso teve início na quarta (3), na sede do Conselho Distrital. 

A capacitação será realizada na sede do Conselho Distrital, a partir das 8h, com foco no uso do Sistema de Informações para a Infância e Adolescência – modalidade Conselho Tutelar (SIPIA-CT).

Ferramenta estratégica

O SIPIA-CT reúne dados sobre violações de direitos de crianças e adolescentes, permitindo diagnósticos e a formulação de políticas públicas em todo o estado.

Durante o curso, a superintendente de Políticas para Infância da SCJ-PE, Renata Marinho, abordará tanto aspectos técnicos quanto a importância do registro qualificado de informações.

Contexto local

Com forte fluxo turístico ao longo do ano, Fernando de Noronha exige atenção redobrada da rede de proteção.

O treinamento busca ampliar a capacidade de atuação diante das demandas específicas do arquipélago, assegurando que crianças e adolescentes residentes ou visitantes estejam resguardados contra vulnerabilidades.

Encaminhamento

A ação é resultado de encaminhamentos da audiência pública realizada no início de agosto pelo Conselho Distrital de Noronha, que contou com a participação da secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles.

Segundo a gestora, a medida reforça o compromisso do Estado em priorizar políticas de proteção integral e transformar dados em políticas efetivas.

Saiba como assistir aos Videocasts do JC

Tags

Autor