Salgueiro sedia etapa preparatória da IV Conferência Estadual de Direitos Humanos em Pernambuco
Encontro reúne sociedade civil, poder público e lideranças comunitárias para debater propostas que serão levadas à conferência estadual
O município de Salgueiro, no Sertão pernambucano, recebe nesta terça-feira (30) mais uma etapa preparatória da IV Conferência Estadual de Direitos Humanos. O encontro reúne representantes da sociedade civil, do poder público e lideranças comunitárias em um espaço democrático de escuta e construção coletiva de propostas.
A iniciativa já passou por cidades como Glória do Goitá (Zona da Mata Norte), Palmares (Zona da Mata Sul) e Bezerros (Agreste), e agora chega ao Sertão com o objetivo de ouvir as demandas do território e consolidar diretrizes para a etapa estadual.
Com o tema: “Pernambuco por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”,a conferência prevista para outubro de 2025 reforça o compromisso do estado com a democracia, a participação popular e a promoção dos direitos humanos.
Governo destaca escuta ativa e construção coletiva
De acordo com a secretária estadual de Justiça e Direitos Humanos, Joanna Figueirêdo, o momento é de escuta ativa e construção coletiva. “Essa é uma conferência muito esperada e com grande importância histórica. Representa um marco na participação popular e na formulação de políticas públicas que promovam e fortaleçam os direitos humanos em Pernambuco. A governadora Raquel Lyra reafirma o compromisso do Estado com o diálogo e a democracia.”
Participação diversa e representativa é prioridade
As etapas contam com a participação de delegadas e delegados eleitos nas fases anteriores, além de conselheiros(as) do CEDH, convidados(as), observadores(as) e equipes organizadoras.
O modelo de participação garante 70% das vagas para a sociedade civil e 30% para o poder público, respeitando critérios de diversidade de gênero, raça, etnia e identidade cultural. Estão representados grupos como mulheres, população negra, povos indígenas, quilombolas, comunidades de terreiro e de matriz africana.
Ao final do processo, serão escolhidos(as) 37 delegadas e delegados que representarão Pernambuco na etapa nacional, defendendo as propostas construídas nos territórios.
A última etapa preparatória antes da conferência estadual acontece no dia 3 de outubro, no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.
“As conferências são instrumentos poderosos para fortalecer a democracia e fazer com que a política de direitos humanos chegue de forma concreta a todos os municípios de Pernambuco e ao distrito de Fernando de Noronha”, destacou Gláucia Andrade, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos.
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />