Carreta da Mulher Pernambucana ultrapassa 35 mil atendimentos e leva serviços gratuitos ao interior do Estado

Unidades móveis de saúde percorrem o Estado até 11 de outubro com exames e consultas voltados à prevenção do câncer de mama e do colo do útero

Publicado em 07/10/2025 às 8:32
Google News

A Carreta da Mulher Pernambucana superou a marca de 35 mil atendimentos realizados desde o início das atividades, em maio deste ano.

A iniciativa, criada pelo Governo de Pernambuco e coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), tem como foco a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, ampliando o acesso a consultas e exames especializados em diferentes regiões do Estado.

Nesta semana, até o dia 11 de outubro, as unidades móveis estarão em quatro municípios: Recife, Itambé (Mata Norte), Bonito (Agreste Central) e Cabrobó (Sertão do São Francisco), oferecendo atendimento gratuito às pernambucanas.

Na capital, a carreta ficará estacionada em frente à sede da SES, no bairro do Bongi, Zona Oeste. Já no interior, os atendimentos acontecem na Praça Maria José de Sá de Andrade (Itambé), Praça São Sebastião (Bonito) e no pátio de eventos da concha acústica (Cabrobó).

Foco na descentralização da saúde

O programa busca descentralizar os serviços de saúde e garantir atendimento de qualidade às mulheres em todas as regiões do Estado. Desde o lançamento, foram realizados 18.181 exames de mamografia, 7.310 ultrassonografias de mamas e 7.134 consultas ginecológicas.

Além desses serviços, a Carreta oferece colposcopia, teleconsultas com mastologistas, biópsia de nódulos mamários guiada por ultrassom e biópsia de lesões no colo do útero.

Para ter acesso, as usuárias devem apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Nos casos de exames específicos, como ultrassonografia e biópsias, é necessário encaminhamento médico ou resultado de exame alterado.

Saiba como assistir aos Videocasts do JC

 

Tags

Autor