Dia do Nordestino é celebrado em Caruaru com inauguração da Casa do Cordel Mestre Dila e lançamento antecipado do edital do São João 2026
O evento aconteceu no Parque 18 de Maio, na Feira de Caruaru, e contou com a presença de autoridades municipais e artistas reconhecidos
Caruaru celebrou o Dia do Nordestino, nesta quarta-feira (8), com dois importantes marcos para a cultura da cidade: a inauguração da Casa do Cordel Mestre Dila e o lançamento antecipado do edital do São João 2026.
O evento aconteceu no Parque 18 de Maio, na Feira de Caruaru, e contou com a presença de autoridades municipais e artistas reconhecidos, como Mestre Onildo Almeida e o Maestro Mozart Vieira.
Sobre a Casa do Cordel Mestre Dila
A Casa do Cordel Mestre Dila nasce como um novo espaço dedicado à valorização da literatura de cordel e à preservação da memória popular nordestina.
O local sediará atividades culturais, debates com estudantes, escritores e artistas, além de encontros voltados à propagação das tradições locais.
De acordo com o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Hérlon Cavalcanti, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento do patrimônio cultural.
“O cordel é patrimônio brasileiro, e essas ações fortalecem todo o processo da Feira, que também é patrimônio material e imaterial. No próximo ano, a Feira de Caruaru completa 20 anos de reconhecimento como patrimônio, e essa inauguração integra o movimento de valorização da nossa história. O cordel volta a ter um espaço de memória e de vivência, especialmente aos sábados, quando a feira pulsa com mais força”, destacou.
São João 2026
Durante a cerimônia, o prefeito Rodrigo Pinheiro anunciou o lançamento antecipado do edital do São João 2026, que será disponibilizado no Mapa Cultural de Caruaru a partir das 14h desta terça-feira.
As inscrições estarão abertas de 16 de outubro a 16 de novembro, no site oficial do Mapa Cultural de Caruaru.
Segundo o gestor, a antecipação do edital permitirá que artistas e produtores se organizem com mais antecedência, impulsionando o setor cultural e a economia local.
“Com o edital lançado mais cedo, conseguimos também anunciar a grade de programação com antecedência. Isso movimenta a economia, o turismo, os bares, os restaurantes, é uma ação que gera resultado e valoriza ainda mais a nossa cultura. Os artistas terão mais tempo para planejar suas apresentações e divulgar seus shows, usando Caruaru como vitrine”, ressaltou o prefeito.
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />