Curso gratuito de Formação em Twerk une dança, empoderamento e diversidade em Caruaru

Projeto realizado com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc oferece 32 horas de aprendizado sobre técnica, história e cultura

Publicado em 17/10/2025 às 15:30 | Atualizado em 20/10/2025 às 12:41
Google News

A produtora cultural Twerk Caruaru finalizou a Formação em Twerk – Nível Básico, um projeto gratuito que aconteceu entre agosto e outubro, reunindo 15 mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ em uma experiência de aprendizado coletivo.A iniciativa, que contou com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, proporcionou uma vivência que uniu dança, empoderamento e diversidade na cidade de Caruaru.


Durante dois meses, o curso abordou temas como consciência corporal, anatomia pélvica e a relação entre o ciclo menstrual e o movimento. Com 32 horas de aulas, o conteúdo explorou tanto a técnica do twerk quanto seu contexto histórico e cultural, ressaltando a dança como uma expressão artística de resistência e identidade.

As aulas foram ministradas no Domaine Estúdio de Dança por Niny Nascimento, idealizadora do projeto e fundadora da Twerk Caruaru, e por Briê Silva, fundadora da Twerk Recife e referência internacional no estilo. Niny destaca que o objetivo foi criar um espaço seguro e inclusivo, onde as participantes pudessem se reconectar com seus corpos e entender o twerk como uma linguagem artística e política.

Dividido em quatro módulos, o curso trabalhou preparação física, mobilidade, flexibilidade, resistência, além da relação entre emoções, ciclo menstrual e movimento. Participantes, como Carla Ramos, ressaltam o impacto terapêutico da dança, que vai além dos movimentos e promove o fortalecimento da feminilidade e da autoestima.

Saiba como se inscrever na newsletter JC

Tags

Autor