Turmas de Medicina da Asces-Unita iniciam atividades práticas já nas unidades de saúde
Com estrutura de ponta e imersão prática desde o primeiro semestre, curso de Medicina em Caruaru prepara profissionais técnicos, éticos e humanizados
Com mais de seis décadas de tradição no ensino superior, a Asces-Unita, sediada em Caruaru, consolida-se como referência regional na formação de profissionais da saúde, especialmente na área de Medicina. A instituição alia infraestrutura de ponta, corpo docente qualificado e uma proposta pedagógica centrada na prática humanizada, formando médicos preparados para os desafios contemporâneos da profissão.
Desde o primeiro semestre, os estudantes vivenciam a realidade do sistema público de saúde, atuando em unidades básicas com participação em atendimentos, visitas domiciliares e ações de educação em saúde. Tudo isso sob a supervisão de professores experientes, que garantem a integração entre teoria e prática desde o início da graduação.
“Nosso aluno é preparado para atuar com técnica, ética e sensibilidade. Desde o primeiro período, ele está inserido em ambientes reais de cuidado, entendendo o seu papel social como futuro médico”, destaca o coordenador do curso de Medicina, Paulo Gustavo.
Diferenciais do curso
O curso de Medicina da Asces-Unita foi estruturado desde 2010 para oferecer formação completa, unindo conhecimento teórico, vivências simuladas e experiência em atendimento à comunidade desde o início. “Os laboratórios foram montados para receber um curso de Medicina desde 2010 e permitiram que as primeiras turmas da UFPE em Caruaru utilizassem a estrutura da Asces no período de implantação do campus no Agreste”, destaca Paulo Gustavo.
Entre os principais diferenciais estão:
- Corpo docente especializado: cerca de 80% são mestres e 40% doutores, com experiência assistencial ativa
- Estrutura física completa: laboratórios de simulação realística, anatomia, microscopia e práticas profissionais
- Contato com a prática desde o início: inserção em UBS e atividades comunitárias desde o primeiro semestre
- Ensino personalizado: turmas reduzidas e metodologias ativas que estimulam o protagonismo estudantil
“As metodologias ativas possibilitam a divisão dos estudantes em pequenos grupos, cada um acompanhado por um professor responsável. Isso torna o aprendizado mais efetivo e engaja os alunos desde o início da formação”, afirma o coordenador.
Laboratório de simulação realística do curso de medicina da Asces-Unita - Ascom ASCES-UNITA
Além do conhecimento técnico, o curso valoriza a formação ética e humanística. "Queremos formar não apenas um médico tecnicamente competente, mas um profissional com preceitos éticos estabelecidos e sensibilidade para compreender seu papel social", conclui Paulo Gustavo.
A Asces-Unita reafirma, a cada novo ciclo formativo, seu compromisso com a educação transformadora: preparar profissionais que farão a diferença na vida das pessoas.
Experiência prática: alunos em ação na comunidade
Quinze estudantes do curso participaram recentemente de uma ação de rastreio e educação em saúde na Unidade de Saúde Antônio Vieira, em Caruaru. Durante a atividade, foram realizadas medições de pressão arterial e glicemia, além de orientações sobre fatores de risco e cuidados com a saúde da mulher.
A ação fez parte da disciplina de Integração Ensino e Serviço (ESC III) e contou com a supervisão dos professores Rafaela Neils e Carlos Henrique Leonel. Os estudantes participaram de todas as etapas, incluindo triagem, registro de dados, orientação individualizada e acompanhamento de fluxo.
Segundo o coordenador Paulo Gustavo, “os alunos acompanham a rotina das unidades básicas de saúde, realizam avaliações do fluxo de trabalho e identificam potencialidades e fragilidades. Desde o primeiro período, estão inseridos em atividades de hiperdia, consultas, visitas domiciliares e rotinas assistenciais, e assim continuam durante todo o curso”.
Estudantes de Medicina da ASCES participam de ação de saúde voltada à prevenção e conscientização no Outubro Rosa - DIVULGAÇÃO
Inscrições para o vestibular seguem até esta terça (21)
As inscrições para o vestibular de Medicina da Asces-Unita estão abertas até esta terça-feira, 21 de outubro. A prova será aplicada presencialmente no dia 26, às 8h. O processo seletivo inclui 40 questões objetivas e uma redação. A taxa de inscrição é de R$ 400.
Para os demais cursos de graduação — são mais de 20 opções nas áreas de saúde, gestão, engenharias e ciências humanas — a inscrição é gratuita. Esses candidatos farão uma prova com 20 questões objetivas e redação, com conteúdo baseado nas disciplinas do Ensino Médio.
As inscrições devem ser realizadas pelo site: asces.edu.br