APA Petrolina é a melhor equipe do Nordeste no Brasileiro Sub-16 de Atletismo
A equipe pernambucana alcançou a terceira colocação geral, a melhor posição de sua história no campeonato. Confira detalhes sobre o campeonato
A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) conquistou um feito histórico no Campeonato Brasileiro Interclubes de Atletismo Sub-16, realizado neste final de semana na pista da Vila Olímpica Parayba, em João Pessoa-PB. Com 75,5 pontos, a equipe pernambucana alcançou a terceira colocação geral, a melhor posição de sua história no campeonato, e se consolidou como a melhor equipe do Nordeste na competição nacional.
Entre os destaques da APA estão:
- Marlon Nascimento, campeão dos 5.000 metros na marcha atlética;
- João Gabriel, campeão do salto triplo;
- Gabriel Lira, que conquistou a medalha de prata no hexatlo.
Todos os medalhistas são da cidade de Trindade-PE. O desempenho do trio também ajudou a equipe a garantir a segunda posição no naipe masculino, com 59 pontos.
Para o presidente da APA Petrolina, Domingos Rodrigues, os resultados refletem o trabalho contínuo de base e o investimento no atletismo regional.
"Estamos muito orgulhosos do desempenho dos nossos atletas. Este é um feito histórico para a APA, que jamais havia ficado entre os três primeiros colocados na classificação geral de um campeonato nacional. É, sem dúvida, um grande resultado para o clube e um reconhecimento do esforço de toda a nossa equipe".
De acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o evento contou com a inscrição de 921 atletas (438 feminino e 483 masculino), representando 179 clubes de 23 Estados do Brasil mais o Distrito Federal. O título geral do campeonato ficou com a Associação Desportiva Centro Olímpico, de São Paulo, seguida pelo SESI-SP.
Sobre a APA
Localizada em Petrolina ,Pernambuco, no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.
Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.
Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal.
Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.