Governo anuncia construção de Centros de Artes e Esportes em 8 cidades do Sertão e Agreste de Pernambuco
Investimento de R$ 30,5 milhões vai garantir novos espaços culturais e esportivos em cidades do interior e fortalecer a descentralização da cultura
Cidades do interior de Pernambuco serão contemplados com novos espaços voltados à cultura, esporte e cidadania. A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira (30), a construção de 15 Centros de Artes e Esportes Unificados da Cultura (CEUs da Cultura) em diferentes regiões do estado, sendo oito deles no Sertão e no Agreste.
As obras, com investimento total de R$ 30,5 milhões, fazem parte do Novo PAC, em parceria com o Governo Federal.
Cidades contempladas
As cidades contempladas no interior são Petrolina, Arcoverde, Buíque, Serra Talhada, Custódia, Floresta, Petrolândia e Paudalho. Os equipamentos serão executados pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e devem ser concluídos em até cinco meses.
Cada centro integrará atividades culturais, esportivas e educativas, com o objetivo de ampliar o acesso da população a ambientes de convivência e formação.
Segundo a governadora Raquel Lyra, os novos centros representam “um avanço importante na descentralização da cultura, garantindo espaços de convivência e aprendizado em cidades que precisam ser alcançadas pelas políticas públicas do Estado”.
Os outros sete CEUs da Cultura serão construídos na Região Metropolitana do Recife, nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Itapissuma, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
Incentivo à cultura
Além do anúncio das obras, o governo também lançou o Edital de Busca Ativa – PNAB Pernambuco 2025, que integra a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
As atividades do edital serão realizadas em cinco territórios regionais, contemplando todas as regiões de desenvolvimento do estado. A iniciativa busca ampliar o acesso de artistas e coletivos às políticas públicas e incentivar a circulação da produção cultural pernambucana.
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />