Jovem do Agreste pernambucano conquista vaga na Embraer e se destaca com mestrado e doutorado no ITA

Aos 29 anos, o engenheiro cupirense Ermerson Moura atua na Embraer Defesa & Segurança e já recebeu prêmio de melhor dissertação do ITA

Publicado em 31/10/2025 às 15:18
Google News

Aos 29 anos, o pernambucano Ermerson Moura, natural de Cupira, no Agreste, conquistou uma vaga como engenheiro da Embraer após concluir mestrado e doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

A trajetória inclui estudos nas áreas de propulsão nuclear e hipersônica, com pesquisas voltadas a veículos de alta velocidade e sistemas avançados de propulsão.

História

Filho do interior e órfão de pai, Ermerson relata que enfrentou dificuldades financeiras e falta de incentivo para alcançar o objetivo de estudar no ITA e trabalhar na Embraer. "Muitos riram de mim quando eu dizia onde queria chegar. Mas nunca pensei em desistir", afirmou.

A Prefeitura de Cupira divulgou nota destacando a trajetória de Ermerson como exemplo de superação e incentivo à educação.

Formação e atuação profissional

Ermerson é mestre em Propulsão Nuclear Espacial e recebeu o Prêmio Cecchini de Melhor Dissertação do ITA em 2021. No doutorado, desenvolveu pesquisas em hipersônica e publicou artigos em revistas científicas internacionais, como Aerospace Science and Technology e Thermal Science and Engineering Progress.

Desde 2022, atua como engenheiro de Leis de Controle de Voo na Embraer Defesa & Segurança, com participação em programas da aviação militar brasileira, como o cargueiro multimissão KC-390 Millennium e o caça F-39 Gripen, fruto de parceria entre a Embraer e a empresa sueca Saab.

O pernambucano também possui especializações em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, Engenharia de Software, Engenharia de Manutenção Aeronáutica (PUC Minas) e Engenharia Mecânica com ênfase em Térmica e Fluidos.

Saiba como assistir aos Videocasts do JC

Tags

Autor