Samba de Coco ganha novo álbum com grupos de Arcoverde e direção de Maciel Salú
Lançamento do projeto "Na Batida do Surdo e no Balanço do Ganzá" acontece na próxima quinta-feira (6), durante o Festival de Economia Criativa
O Samba do Coco, ritmo tradicional do Agreste ganha novo fôlego com o lançamento do álbum Na Batida do Surdo e no Balanço do Ganzá, nesta quinta-feira (6/11), às 20h, no Sesc Arcoverde.
Assinado pelo Selo Sesc Pernambuco e com direção musical do produtor e compositor Maciel Salú, o álbum tem sete faixas inéditas e foi construído de forma colaborativa entre artistas e produtores locais.
Participam da gravação os grupos Raízes de Arcoverde, Irmãs Lopes, Quebra Coco Aliança, Trupé de Arcoverde, Erêmin, Fulô do Barro e Pisada Segura. A estreia integra a programação do 5º Festival de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste.
Processo coletivo de criação
A produção teve início em 2024, com encontros, ensaios e seleção de composições inéditas. As gravações aconteceram entre março e abril deste ano, em Arcoverde. Após a finalização e escuta técnica, o álbum será disponibilizado nas principais plataformas de música a partir do lançamento.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc Senac PE, Bernardo Peixoto, destacou o impacto do projeto. "Essa iniciativa valoriza a cultura local e fortalece a economia criativa, ao mesmo tempo em que amplia a atuação dos grupos e fomenta o mercado musical pernambucano", afirmou.
Difusão musical
O álbum marca mais um passo do Selo Sesc Pernambuco, projeto do Centro de Difusão e Realizações Musicais (CDRM) do Sesc Casa Amarela, voltado à produção, profissionalização e distribuição da música no estado.
A iniciativa atua em todas as etapas do processo, da gravação e edição à estratégia de marketing e distribuição digital, apoiando artistas locais na inserção no mercado fonográfico.
Na Batida do Surdo e no Balanço do Ganzá
Data: Quinta-feira, 6 de novembro de 2025
Local: Sesc Arcoverde
Programação completa: festivaldeeconomiacriativa.sescpe.com.br