Compesa ajusta calendário de abastecimento em quatro cidades devido ao nível crítico da Barragem de Jucazinho

Com apenas 1,47% da capacidade, Jucazinho leva Compesa a reduzir vazão e alterar abastecimento em Passira, Cumaru, Riacho das Almas e Bezerros

Publicado em 03/11/2025 às 15:55
Google News

A estiagem no Agreste pernambucano tem afetado diretamente o nível da barragem de Jucazinho, em Surubim, um dos principais reservatórios da região. Com capacidade para 204 milhões de metros cúbicos, o manancial opera atualmente com apenas 1,47% do volume total, cenário que exige medidas emergenciais para garantir a continuidade do fornecimento de água.

Diante da previsão climática desfavorável, com chuvas abaixo da média nos próximos meses, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), a Compesa realizará ajustes no calendário de abastecimento das cidades de Passira, Cumaru, Riacho das Almas e Bezerros, atendidas pelo Tramo Sul do Sistema Integrado Jucazinho. As mudanças entram em vigor a partir da próxima terça-feira (4).

Além da readequação dos ciclos de distribuição, haverá redução da vazão de exploração do reservatório, de 400 para 250 litros por segundo, medida considerada essencial para preservar o volume restante até a conclusão de obras estruturantes.

A presidência da companhia tem dialogado com gestores municipais para esclarecer as ações emergenciais e os impactos operacionais.

“As mudanças no esquema de distribuição são necessárias para preservar o volume remanescente da barragem e assegurar que o sistema continue operando até a conclusão das obras estruturantes”, afirmou o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.

Novos calendários de abastecimento

Com o ajuste operacional, os ciclos de distribuição ficarão assim:

  • Passira: de 8 dias com água e 15 sem a 8 com e 22 sem;
  • Cumaru: de 7 com e 15 sem a 7 com e 23 sem;
  • Riacho das Almas: de 7 com e 23 sem a 5 com e 25 sem;
  • Bezerros: de 10 com e 20 sem a 5 com e 25 sem.

Os calendários atualizados estarão disponíveis no site e aplicativo da Compesa.

Obras estruturantes em andamento

A companhia atua para restabelecer a regularidade do abastecimento nas cidades atingidas. Entre as ações:

  • Passira, Cumaru e Riacho das Almas: serão atendidas pela inversão da Adutora de Jucazinho via ETA Salgado, com testes previstos para este ano e retomada gradual do regime atual no início de 2026.
  • Bezerros: será beneficiada pela Adutora do Agreste, com mais de 90% de avanço e início de testes em novembro, e pela Adutora de Serro Azul, já concluída, com testes finalizados. As obras permitirão o retorno do abastecimento diário.

A Compesa reforça que as medidas são necessárias para enfrentar a severa estiagem e mitigar os impactos do baixo volume de Jucazinho enquanto avança nas soluções permanentes para a região.

Tags

Autor