Governo de Pernambuco discute novo Plano Decenal Socioeducativo em encontro no Agreste
Mais de 200 profissionais participaram do encontro em Caruaru, que reuniu gestores e especialistas para definir diretrizes do sistema socioeducativo
O Governo de Pernambuco realizou, nesta sexta-feira (31), em Caruaru, mais uma etapa de escutas regionais para a construção do novo Plano Estadual Decenal de Atendimento Socioeducativo (2025–2035).
O evento, promovido pela Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ-PE), reuniu mais de 200 profissionais, gestores públicos e representantes de instituições parceiras no Centro Universitário Unifavip.
A proposta da escuta foi ampliar a participação social no processo de elaboração do plano, que orientará as ações e políticas voltadas a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas nos próximos dez anos.
O encontro marcou a terceira etapa de mobilizações regionais organizadas pela SCJ-PE.
Diálogo coletivo
Durante a abertura, a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles, destacou a importância de um processo participativo.
“O encontro é mais do que uma agenda técnica, é um espaço de escuta, de troca e de corresponsabilidade. Ao reunir esse conjunto de profissionais para debater a socioeducação, o Governo de Pernambuco reafirma seu compromisso com uma gestão sensível, técnica e orientada por resultados”, afirmou.
O evento contou ainda com representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Conselhos de Direitos, prefeituras municipais, Funase, secretarias municipais e adolescentes do sistema socioeducativo.
Entre os participantes da mesa de abertura estiveram o promotor de Justiça de Caruaru, Oscar Nóbrega, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Dr. Paulo Augusto, e a gestora da Casem Caruaru, Bárbara Samara, representando a Funase.
Também participaram Nadja Kelly, secretária de Saúde do município, e Júlio César, coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Construção do novo plano
A programação incluiu apresentações sobre a evolução do atendimento socioeducativo em Pernambuco entre 2015 e 2024, o novo Plano Decenal Nacional e metodologias para a formulação dos Planos Municipais Decenais.
O objetivo é fortalecer o diálogo entre Estado e municípios e garantir que as políticas públicas estejam alinhadas às necessidades regionais.
Segundo a SCJ-PE, cerca de 40 municípios participaram da escuta, entre eles Garanhuns, Bezerros, Gravatá, Bonito, São Bento do Una, Limoeiro, Surubim e Águas Belas.
As contribuições colhidas nas escutas regionais vão integrar a versão final do Plano Estadual Decenal de Atendimento Socioeducativo, que deve consolidar diretrizes para fortalecer o sistema socioeducativo e garantir um atendimento mais humano, intersetorial e efetivo aos adolescentes e jovens em Pernambuco.