33º Encontro de Economia do Nordeste discute desenvolvimento sustentável
Com o tema "Desafios para o Desenvolvimento Sustentável da Região Nordeste", o evento propõe debates sobre estratégias e políticas de crescimento
O 33º Encontro de Economia do Nordeste (ENE 2025) será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, no Hotel Atlante Plaza, em Recife, reunindo economistas, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições de todo o Nordeste.
Com o tema “Desafios para o Desenvolvimento Sustentável da Região Nordeste”, o evento propõe debates sobre estratégias e políticas voltadas ao crescimento econômico equilibrado e à redução das desigualdades regionais.
Para a presidente do Corecon-PE, Ana Cláudia Arruda, o ENE representa uma oportunidade singular para a troca de experiências e construção de soluções colaborativas. “O encontro é um espaço estratégico para que possamos discutir políticas públicas e iniciativas privadas que promovam o desenvolvimento sustentável em todas as áreas da economia regional”, afirma.
Desenvolvimento
A programação do evento contará com palestras, debates e momentos de interação com os participantes. No primeiro dia, sexta-feira (7), estão previstas a solenidade de abertura, a palestra magna sobre os desafios do Brasil e da Região Nordeste na busca do desenvolvimento econômico sustentável, seguida de debate com perguntas da plateia e apresentação cultural.
No segundo dia, sábado (8), os destaques incluem palestras sobre investimentos no Nordeste, desafios econômicos e ambientais da região e o mercado de trabalho do economista, todas com participação de debatedores e mediação de presidentes dos Corecons. A programação busca oferecer uma visão abrangente sobre inovação, políticas sociais, integração econômica regional e estratégias para o fortalecimento do setor produtivo local.
Entre os temas que serão abordados estão inovação, infraestrutura, políticas sociais e integração econômica regional. Os debates também devem trazer análises sobre o impacto das mudanças climáticas, investimentos estratégicos e a importância da formação de novos profissionais para fortalecer o mercado de trabalho e o setor produtivo local.
“É fundamental que os economistas do Nordeste atuem de forma articulada, compartilhando conhecimentos e propostas que possam transformar a região em um polo de desenvolvimento sustentável”, destaca Ana Cláudia Arruda.
O ENE 2025 reforça o compromisso das entidades econômicas com a promoção de uma agenda voltada ao desenvolvimento regional equilibrado e inclusivo. A expectativa é que o encontro contribua para fortalecer a colaboração entre instituições, estimular pesquisas e inspirar políticas que garantam crescimento econômico com responsabilidade social e ambiental na região Nordeste.
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/33-ene-encontro-de-economia-do-nordeste/3164687
Programação completa
Dia 1 – Sexta-feira – 07 de novembro
- A partir das 14h: Credenciamento
- 14h30: Solenidade de abertura (Abertura Oficial do XXXIII ENE com os Presidentes dos Corecons do Nordeste e com a Presidenta do Cofecon)
- 15h–16h: Palestra Magna: "Os Desafios do Brasil e da Região Nordeste na busca do Desenvolvimento Econômico Sustentável"
- Palestrante: Profa. Dra. Tânia Bacelar (Ceplan)
- Debatedora: Pres. Tania Cristina Teixeira (Presidenta do Cofecon)
- Mediadora: Ana Cláudia Arruda (Presidenta do Corecon-PE)
- 16h–17h30: Debate, Perguntas da Plateia e Encerramento
- 17h30–18h: Solenidade de entrega de certificado da premiação nacional ao 1º Lugar no Desafio Quero Ser Economista 2025
- 18h: Encerramento, Apresentação Cultural e Coffee break
Dia 2 – Sábado – 08 de novembro
- 9h–9h30: Credenciamento
- 9h30–11h: Palestra "Investimentos no Nordeste: oportunidades e desafios"
- Palestrantes: Rogério Sobreira Bezerra (Economista-Chefe/BNB).
- Francisco Ferreira Alexandre (Superintendente/Sudene).
- Monica dos Santos Monteiro (Chefe do Dep. de Estratégia Social e Territorial/BNDES).
- Debatedores: Edval Landulfo (Vice-Presidente do Corecon-BA) e Roberto Santos Matos (Presidente do Corecon-MA)
- Mediadora: Ana Cláudia Arruda (Presidenta do Corecon-PE)
- 11h–12h: Debate e Perguntas da Plateia
- 12h–14h: Intervalo para almoço
- 14h–14h40: Palestra "Desafios Econômicos e Ambientais da Região Nordeste"
- Palestrantes: Ana Cristina Carneiro (UFRPE/Corecon-PE). Prof. Clóvis Cavalcanti.
- Debatedores: José Wandemberg Rodrigues Almeida (Presidente do Corecon-CE) e Celso Pinto Mangueira (Presidente do Corecon-PB)
- Mediadora: Maria Do Socorro Freire Câmara (Presidenta do Corecon-RN)
- 14h40–15h: Debate e Perguntas da Plateia
- 15h–15h40: Palestra "Mercado de Trabalho do Economista"
- Palestrantes: Júlio Becher (UFPE/Ceplan). Fábio Silva (Bacen)
- Debatedor: Sandro Prado (Economista e Professor da FCAP/UPE)
- Mediador: Cezar Augusto Lins de Andrade (Conselheiro do Corecon-PE e Economista-Chefe da FIEPE)
- 15h40–16h: Debate e Perguntas da Plateia
- 16h–16h30: Coffee break
- 16h30–17h10: Fórum "Mulheres Economistas do Nordeste"
- Palestrantes: Teresinha de Jesus Ferreira da Silva (Coordenadora da Comissão da Mulher Economista e Diversidade do Cofecon) e Isabel de Cássia Santos Ribeiro (Presidenta do Corecon-BA)
- Debatedoras: Tania Cristina Teixeira (Presidenta do Cofecon) e Fabíola Andréa Leite de Paula (Conselheira do Cofecon pelo Rio Grande do Norte)
- Mediadora: Ana Cláudia Arruda (Presidenta do Corecon-PE)
- 17h10–17h30: Debate e Perguntas da Plateia
- 17h30–18h: Solenidade de encerramento com leitura da Carta Oficial do evento (com os Presidentes dos Corecons do Nordeste): "A Carta do Recife"