Vinhuvafest 2025 promete impulsionar turismo e economia de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco
Evento, que retorna após dez anos, será realizado de 20 a 23 de novembro e reforça a vocação do município como polo do enoturismo no Nordeste
Após uma década sem edições, a Vinhuvafest – Festa da Uva e do Vinho do Nordeste volta ao calendário de grandes eventos do Vale do São Francisco.
Marcada para acontecer de 20 a 23 de novembro, em Lagoa Grande (PE), a feira e festa dedicada à vitivinicultura deve reunir produtores, investidores, turistas e empreendedores do setor.
Durante o lançamento oficial, o secretário de Governo de Lagoa Grande e coordenador geral do evento, Jorge Garziera, destacou o papel da Vinhuvafest como vitrine econômica e cultural da região.
“Estamos prontos para que a Vinhuvafest promova ainda mais oportunidades para a nossa Lagoa Grande e para toda a região. Hoje estamos mais maduros e preparados para ampliar o desenvolvimento que começou há 30 anos”, afirmou.
Garziera foi o idealizador da festa, criada em 1999, ainda durante seu primeiro mandato como prefeito. Para ele, o retorno da feira simboliza o amadurecimento de um projeto que nasceu com o propósito de impulsionar o turismo, o agronegócio e a cultura local.
Polo do enoturismo e cidade modelo
Atualmente sob gestão da prefeita Catharina Garziera, Lagoa Grande completa 30 anos de emancipação política em 2025 e se consolida como a capital da uva e do vinho do Nordeste.
O município é a segunda maior região produtora de vinhos finos do Brasil e integra a Rota Turística Águas e Vinhos, que fortalece o enoturismo no Vale do São Francisco.
Segundo a gestão municipal, o foco da administração é preparar a cidade para novos ciclos de crescimento.
“Nossa missão é promover desenvolvimento econômico com geração de emprego, renda e qualidade de vida para o povo de Lagoa Grande”, afirmou a prefeita.
Tradição e inovação
Desde a primeira edição, em 1999, a Vinhuvafest tem se destacado como um evento estratégico para a promoção da vitivinicultura local, atraindo investidores, divulgando os produtos regionais e fortalecendo a economia através do turismo.
Nas últimas edições, a feira reuniu dezenas de expositores, seminários técnicos, apresentações culturais e shows, atraindo milhares de visitantes.
A produção vitivinícola de Lagoa Grande deve alcançar, em 2025, cerca de 50 milhões de litros de vinhos, sucos e espumantes, além de até 80 mil toneladas de uvas de mesa por ano.
Com condições climáticas únicas, sol durante todo o ano e irrigação com águas do São Francisco, o município é o único no mundo capaz de produzir até três safras anuais de uva e elaborar vinhos nos 12 meses do ano.
O território possui a Indicação de Procedência Vale do São Francisco, certificação concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que garante autenticidade e qualidade aos produtos locais, valorizando o terroir nordestino.
Com a retomada da Vinhuvafest, a expectativa é de que Lagoa Grande reforce sua posição como referência nacional em enoturismo, atraindo visitantes e investidores e reafirmando o potencial do Sertão pernambucano como um dos centros mais promissores da vitivinicultura brasileira.