Caruaru recebe espetáculo Revinda na Estação Ferroviária neste sábado (8)
Espetáculo gratuito une dança, música e poesia e conta com a participação de artistas caruaruenses
A centenária Estação Ferroviária de Caruaru será palco do espetáculo “Revinda", neste sábado (8), às 17h30, com acesso gratuito e interpretação em Libras.
A montagem é conduzida pela bailarina e pesquisadora Rebeca Gondim e chega ao Agreste após circular por diversas comunidades da Região Metropolitana do Recife.
Sobre o projeto e artistas envolvidos
O projeto reúne dança, música e poesia para abordar temas como dor, resistência e celebração na trajetória do povo preto e periférico.
Em Caruaru, a apresentação ganha a participação das artistas locais Bgirl Caracol e Marcela Felipa. Caracol atua na cultura do hip hop por meio do breaking e do rap, explorando a potência do corpo feminino como instrumento de resistência e transformação social.
Já Marcela Felipa é dançarina, passista de frevo, brincante da cultura popular e arte-educadora, à frente de projetos que resgatam e valorizam a presença das mulheres negras na dança pernambucana.
Para Maria Agrelli, que divide a criação com Rebeca Gondim, um dos pontos mais fortes da itinerância é o diálogo com os artistas de cada território.
“O mapeamento e a integração dos artistas de cada localidade deram ainda mais potência ao espetáculo”, ressalta.
Além de Rebeca e Maria, o elenco fixo de Revinda conta com DJ Phino e Léo Bulhões na trilha sonora, Bárbara Regina na percussão, Joselma Santos na Corporeolibras e João Guilherme de Paula na criação de luz. A comunicação visual é assinada por Filipe Gondim e Milla Serejo, e a produção é de Júnior Melo.
História de Revinda
O espetáculo nasceu a partir da performance solo “Terezinha”, criada por Rebeca Gondim em homenagem a Tereza Maria de Jesus, mãe de um menino de 10 anos morto pela polícia no Complexo do Alemão (RJ).
A versão atual, com duração de 50 minutos, estreou em abril de 2025 e já percorreu seis bairros periféricos do Recife, como Ibura, Beberibe e Morro da Conceição.
A circulação estadual de “Revinda” é incentivada pelo Funcultura PE, do Governo de Pernambuco.
Após Caruaru, o projeto segue para o Sertão, com apresentações em Triunfo (21), com participação de Jéssica Caitano, e em Arcoverde (23), ao lado de Gabi Beneditta.