Nesta quinta-feira (10), a TIM consolida suas antenas na cidade para a ampliação do 5G em Recife e reúne em evento os principais nomes da prefeitura da cidade, principalmente o prefeito João Campos.
De acordo com a operadora, a nova geração de internet móvel chega para todos os bairros da cidade pernambucana, ou seja, uma cobertura de 94 bairros com instalação de 110 antenas.
O investimento acumulado na ampliação de 5G, em 2022, foi de R$ 4,8 bilhões, segundo o CEO da TIM, Alberto Griselli, que marcou presença no evento.
Vista como uma cidade estratégica, a TIM tem objetivos de aumentar o uso do 5G e suas ampliações, tendo em vista o reconhecimento de Recife com grandes destaques da tecnologia como o Porto Digital.
.
Recife vai tá 100% coberta com o 5G, certamente pouquíssimas cidades no Brasil e no mundo tem essa oportunidade. Isso dá grande quantidade para diversos serviços e setores da economia que precisa da conectividade . Isso, mais uma vez, posiciona o Recife como uma cidade competitiva e tendo um diferencial enorme no nordeste brasileiro.
5G: qual a velocidade da internet 5G em Recife?
Na coletiva de imprensa, o CTIO da TIM no Brasil, Leonardo Capdeville, revelou que a velocidade média em cidades é de 200 a 300 Mb, mas que o pico de velocidade registra até 1 Gb por segundo.
Essa velocidade permite upload mais rápidos e um tempo de latência (atraso) de transmissão de dados menor. Além disso, pode conferir uma casa mais conectada para os recifenses que conseguirem acessar a nova tecnologia.
Quais os requisitos para usar o 5G da TIM?
CRO da TIM, Fabio Avellar, revelou os requisitos para que os usuários que têm os planos da TIM possam usufruir da velocidade da internet 5G.
Para ter o 5G da TIM, válido até mesmo para usuários pré-pagos, é necessário:
- Ter o chip da TIM (pode ser 4G);
- Estar na área de cobertura;
- Aparelho compatível com 5G.
5G em Pernambuco: outras regiões receberão o 5G?
Leonardo Capdeville afirmou que a operadora tem interesses em automação, suporte de mobilização, iluminação e segurança, como objetivos para garantir com o 5G.
O empresário falou sobre as possibilidades de outras cidades receberem a internet e o acesso ao 5G pelos usuários menos favorecidos financeiramente.
"Precisa ter uma liberação do espectro que usamos do 5G da Anatel. Então, a razão pela qual começamos pela capitais são duas: era obrigação, que superamos de longe, e também a questão aonde a Anatel começou a trabalhar para a liberação do espectro", afirmou o CTIO da TIM, Leonardo Capdeville, ao ser questionado sobre a liberação do 5G para regiões metropolitanas de Recife.
O empresário ainda completou.
"Sobre a região metropolitana do Recife, Jaboatão, por exemplo, ainda não tá liberado lá. Então, aonde a Anatel liberou para operar hoje é em Recife. Agora nós estamos na discussão com Anatel para definir qual vai ser o cronograma do próximo ano, onde eles estarão liberando (...)".