Na Copa do Mundo do Catar, uma tecnologia tem sido usada para evitar erros em jogadas e diminuir o tempo de checagem do árbitro assistente de vídeo. E foi com o auxílio dessa tecnologia que o gol de Vinicius Júnior foi anulado no jogo do Brasil X Suíça.
Na jogada realizada por Vinicius, o recurso de impedimento semiautomático foi importante para detectar o impedimento do Richarlison, atacante do Brasil, que ficou na linha de zaga no início da jogada.
Divulgada desde agosto, é em mês de competição mundial que a tecnologia de impedimento semiautomático é usado com eficiência para aumentar o tempo de jogo.
A otimização do tempo da checagem do VAR dura, aproximadamente, 1 minuto e 10 segundos em média, contudo, esse tempo é reduzido para 20 a 25 segundos com a nova tecnologia, de acordo com a Fifa.
.
Como funciona o impedimento semiautomático?
O impedimento semiautomático funciona através de um conjunto de equipamentos que envolve o monitoramento de 12 câmeras para rastrear a bola e as posições dos jogadores em 29 pontos diferentes para cada jogador dentro do campo.
Além disso, é usado um sensor de medição inercial instalado no centro da bola para determinar exatamente o que o autor do passe realizou com ela.
Esse sensor na bola permite enviar dados 500 vezes em um segundo para sala de operações de vídeo, possibilitando a detecção do ponto de chute do jogador.
Logo, quando percebido uma irregularidade, uma inteligência artificial (IA) é encarregada de enviar um alerta na sala de equipe da arbitragem de vídeo.
Mesmo com toda a precisão da tecnologia, os árbitros também checam a linha de impedimento, que são geradas automaticamente.
Caso os árbitros não estejam de acordo com o ponto de chute e linha de impedimento proposto pela tecnologia, eles podem escolher manualmente o ponto de chute e usar o impedimento semiautomático para traçar a linha de impedimento desejada.
.
Além do impedimento, as imagens 3D geradas com base nos dados da nova tecnologia é exibido nos telões dos estágios e nas transmissões, com o objetivo de permitir a transparência do lance e decisão da arbitragem.
COPA DO MUNDO 2022: Você acha que o Brasil vai conquistar o hexa?
*Com informações da CNN Brasil.