Em dezembro, o Porto Digital completa 22 anos de existência. O polo tecnológico é um dos maiores destaques para a economia de Pernambuco e já planeja expansão internacional.
Em entrevista exclusiva, o presidente Pierre Lucena confirmou que, no ano de 2023, o Porto Digital tem planos para o desenvolvimento da unidade do Portugal, além da aceleração do programa de formação e o foco no empreendedorismo.
Porto Digital planeja crescimento internacional em 2023
Já divulgado, o projeto de instalar a unidade do Porto Digital em Portugal, no município de Aveiro, segue em andamento para consolidar a primeira sede do polo fora de Pernambuco, que já conta com o apoio da prefeitura local.
Para o primeiro trimestre de 2023, o objetivo do crescimento internacional é proporcionar a expansão das negociações em Tecnologia da Informação do Brasil, dando opções para os profissionais da empresa do Porto Digital trabalharem na Europa.
"[A unidade do Porto Digital, em Portugal,] vai servir para três coisas: a primeira, é internacionalizar os nossos negócios, basicamente conseguir vender para Alemanha e em outros lugares, isso está no nosso radar, pois ficamos muito tempo no Brasil (...). A gente está indo para acessar as redes de fundo dos europeus para os nossos institutos, principalmente o CESAR, que vai buscar recursos lá fora (...). O terceiro ponto é uma opção [de moradia] para colaboradores nossos também."Afirmou Pierre Lucena, diretor do Porto Digital.
O diretor afirmou que a expansão do Porto Digital abrirá portas para a contratação no território europeu, além da possibilidade de intercâmbios.
Diretor comenta sobre desejo de expansão para o interior de Pernambuco
No interior de Pernambuco, o Porto Digital administra o Armazém da Criatividade, da Prefeitura de Caruaru, uma das portas de entrada para o polo tecnológico e seu desenvolvimento em mais municípios do Estado.
Ao ser questionado sobre o crescimento do polo para outras cidades do interior em 2023, Lucena explicou que, no primeiro momento, o Porto Digital não estabeleceria uma sede, mas começaria com as políticas de formação nas cidades do interior.
.
A gente quer se instalar através de políticas de formação, inicialmente, em Serra Talhada, Garanhuns e Petrolina, além de Caruaru em que já estamos.Disse Pierre Lucena.
O diretor afirmou que Petrolina é uma das cidades que possibilita um cenário mais desenvolvido, por ser uma cidade com uma rede universitária federal já estabelecida.