PORTO DIGITAL

Porto Digital deseja expandir para Serra Talhada, Petrolina e Garanhuns em 2023, entenda

Em entrevista exclusiva com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, afirmou que já planeja expandir o polo tecnológico no interior de Pernambuco.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 22/12/2022 às 7:51 | Atualizado em 23/01/2023 às 9:28
RENATO RAMOS/JC IMAGENS
ENTREVISTA COM DIRETOR DO PORTO DIGITAL, PIERRE LUCENA - FOTO: RENATO RAMOS/JC IMAGENS

Em dezembro, o Porto Digital completa 22 anos de existência. O polo tecnológico é um dos maiores destaques para a economia de Pernambuco e já planeja expansão internacional. 

Em entrevista exclusiva, o presidente Pierre Lucena confirmou que, no ano de 2023, o Porto Digital tem planos para o desenvolvimento da unidade do Portugal, além da aceleração do programa de formação e o foco no empreendedorismo.

RENATO RAMOS/JC IMAGENS
DIRETOR DO PORTO DIGITAL, PIERRE LUCENA - RENATO RAMOS/JC IMAGENS

Porto Digital planeja crescimento internacional em 2023

Já divulgado, o projeto de instalar a unidade do Porto Digital em Portugal, no município de Aveiro, segue em andamento para consolidar a primeira sede do polo fora de Pernambuco, que já conta com o apoio da prefeitura local. 

Para o primeiro trimestre de 2023, o objetivo do crescimento internacional é proporcionar a expansão das negociações em Tecnologia da Informação do Brasil, dando opções para os profissionais da empresa do Porto Digital trabalharem na Europa. 

"[A unidade do Porto Digital, em Portugal,] vai servir para três coisas: a primeira, é internacionalizar os nossos negócios, basicamente conseguir vender para Alemanha e em outros lugares, isso está no nosso radar, pois ficamos muito tempo no Brasil (...). A gente está indo para acessar as redes de fundo dos europeus para os nossos institutos, principalmente o CESAR, que vai buscar recursos lá fora (...). O terceiro ponto é uma opção [de moradia] para colaboradores nossos também."
Afirmou Pierre Lucena, diretor do Porto Digital.

O diretor afirmou que a expansão do Porto Digital abrirá portas para a contratação no território europeu, além da possibilidade de intercâmbios. 

Porto Digital (Youtube).
Porto Digital planeja expansão internacional para Portugal. - Porto Digital (Youtube).

Diretor comenta sobre desejo de expansão para o interior de Pernambuco 

No interior de Pernambuco, o Porto Digital administra o Armazém da Criatividade, da Prefeitura de Caruaru, uma das portas de entrada para o polo tecnológico e seu desenvolvimento em mais municípios do Estado.  

Ao ser questionado sobre o crescimento do polo para outras cidades do interior em 2023, Lucena explicou que, no primeiro momento, o Porto Digital não estabeleceria uma sede, mas começaria com as políticas de formação nas cidades do interior.

.

A gente quer se instalar através de políticas de formação, inicialmente, em Serra Talhada, Garanhuns e Petrolina, além de Caruaru em que já estamos.
Disse Pierre Lucena.

O diretor afirmou que Petrolina é uma das cidades que possibilita um cenário mais desenvolvido, por ser uma cidade com uma rede universitária federal já estabelecida.

  

BERNARDO SOARES / ACERVO JC IMAGEM
EMPRESAS.Mind The Bizz oferece capacitação e infraestrutura para o desenvolvimento de novos negócios inovadores - FOTO:BERNARDO SOARES / ACERVO JC IMAGEM
RENATO RAMOS/JC IMAGENS
DIRETOR DO PORTO DIGITAL, PIERRE LUCENA - FOTO:RENATO RAMOS/JC IMAGENS
Porto Digital (Youtube).
Porto Digital planeja expansão internacional para Portugal. - FOTO:Porto Digital (Youtube).